*Dança de salão Zouk*
-1 História
-2 Principais momentos
-3 Vestimentas
-4 Curiosidades
Por favor,é para amanhã esse trabalho
Soluções para a tarefa
Resposta:
A dança Zouk
O Zouk é um estilo musical criado nas Ilhas de Guadalupe, Martinique, St. Lucia e Dominica, foram colonizadas por franceses e ingleses, estão localizadas no Caribe, mais especificamente na região das Antilhas e têm como idioma predominante o CREOLE ou CREOULO (mistura dos idiomas inglês, francês, espanhol, holandês e africano).
Evidentemente os nativos, PROVAVELMENTE, criaram paralelamente a música à dança ZOUK que no início em função das músicas serem muito rápidas e intensas tinha um tempo binário e simples, porém com o passar do tempo a música foi ficando mais lenta e naturalmente mais sensual o que acrescentou a dança movimentos sinuosos e com um tempo quaternário muito semelhante ao da dança bachata (ritmo latino) em que se pode deslocar gerando um movimento mais alegre e dinâmico ou mais localizado onde se explora a sensualidade ao extremo.
É importante destacar que a dança ZOUK existe desde pelo menos 1983 quando o estilo musical se mostrou para o mundo.
Explicação:
Zouk - que significa festa - é uma dança praticada no Caribe, mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco. Assim como o merengue o zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo) a coreografia é simples e pobremente elaborada. [parte que eu particularmente discordo porque eu soooofrroo pra aprender cada passo] No Brasil, utilizamos o ritmo Zouk para dançar uma dança 100% brasileira. Ela é oriunda da lambada, porém, com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A lambada era muito rápida e frenética, praticamente impossibilitando muitos passos que existem hoje.
O zouk tem hoje vários estilos: SoulZouk estilo criado pelo professor China, Cabo love (proveniente de Cabo Verde) e que tem a cabo - verdiana Suzanna Lubrano como diva do estilo; o Zouk r’n'b, que mistura o hip hop, explorado pelo grupo cubano Orishas e pelo brasileiro D’Black, e o reggaetom, que explode nos Estados Unidos e tem uma batida mais acelerada. Zouk love!! (dos anos 80 e 90).
Os principais pólos do zouk carioca, além do Rio, são: Belo Horizonte, Brasília, Amsterdã, Barcelona, Palma de Mallorca, Brisbane, Sidney, Zurique.
A lambada no estilo de Porto Seguro resiste em locais como São Paulo, Porto Seguro, Arraial D´Ajuda, Londres, Buenos Aires.
A dança zouk está em muitos lugares como França, Inglaterra, São Tomé e Príncipe...
A dança Kizomba, parecida com a dança zouk é febre em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal. Existe, dentro do zouk, diversas vertentes de ritmos entre eles o Zouk-love, Cabo-Love, Cabo-Zouk, Zouk Flow, Soulzouk, Neozouk e o Revolution.
Sobre as Roupas de Zouk
Nos países de origem, o Zouk adota roupas mais confortáveis. Elas tendem a ter cores alegres, coloridas, ou até mesmo rústicas. As mulheres frequentemente utilizam saias compridas (porém não sociais) e para os homens a produção se resume ao estilo esporte fino. No entanto, as escolhas devem ser feitas com cuidado para que haja uma sintonia de cores e estilos entre aqueles que vão dançar.
Mais abaixo você encontra algumas imagens e sugestões para se basear na hora de montar o seu look. Mas não se preocupe, para simples apresentações, não há exigência de algo muito sofisticado.
Os passos de Zouk
Como já destacamos, os passos do Zouk têm forte influência na lambada, alguns deles possuem marcação de três tempos, e um movimento de revezamento do “rebolado” dos quadris. Os brasileiros adaptaram o seu jeito de dançar incluindo movimentos de dança de salão. Por isso a dança em nosso país não possui uma coreografia tão simples, para aprender corretamente, é necessário treino e dedicação.
Na maioria das vezes, os passos são conduzidos pelo homem que apoia (o quadril, costas, braços, cabeça) e indica quais serão os próximos as mulheres. A dificuldade está concentrada no público feminino, diversos movimentos são bem complexos.