Psicologia, perguntado por wcaun, 4 meses atrás

Dalgalarrondo traz uma reflexão no sentido de uma advertência muito pertinente em seu livro “Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais” acerca das limitações de uma psicopatologia das funções psíquicas, ao trabalhar com um paciente:



Apesar de ser absolutamente necessário o estudo analítico das funções psíquicas isoladas e de suas alterações, nunca é demais ressaltar que a separação da vida e da atividade mental em distintas áreas ou funções psíquicas é um procedimento essencialmente artificial. Trata-se apenas de uma estratégia de abordagem da vida mental que, por um lado, é bastante útil, mas, por outro, um tanto arriscada, pois pode suscitar enganos e simplificações inadequadas. É útil porque permite o estudo mais detalhado e aprofundado de determinados fatos da vida psíquica normal e patológica; e arriscada, porque facilmente se passa a acreditar na autonomia desses fenômenos, como se fossem objetos naturais (Dalgalarrondo, 85).



Com base no que vem sendo abordado, vamos imaginar que você é o(a) novo(a) psicólogo(a) de uma instituição de longa permanência de uma determinada cidade. Você recebeu a demanda de uma das cuidadoras juntamente com a assistente social de avaliar psicologicamente uma paciente de 79 anos, que apresenta agressividade para com os demais usuários do serviço e funcionários, além de perda de memória recente e uma “fala desconexa”. Quais seriam suas ponderações iniciais para começar esse contato com a paciente e realizar essa avaliação psicológica?



Dado o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:



I. Avaliaria as funções psíquicas ligadas aos transtornos psico-orgânicos: atenção, orientação, memória, linguagem e inteligência.

PORQUE



II. Há na psicopatologia uma relação dialética fundamental entre o conhecimento do elementar e do global, da interseção de estruturas básicas em estruturas totalizantes que redimensionam constantemente o sentido de tais estruturas básicas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Correto

d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

e. As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por paulorodolfomoraess
7

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Explicação:

Respondido por sandralucinibueno
4

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA!

Perguntas interessantes