dados os vetores a, b, c, d e e a seguir representados, obtenha o módulo do vetor soma: R=a+b+c+d+e
a) zero
b) √20
c)1
d)2
e) √52
Soluções para a tarefa
Esse exercício trata a respeito da regra poligonal para soma de vetores. Ligue-os sempre da seguinte forma: seta de um vetor com origem do outro, cuidando sempre para não mudar suas direções e sentidos. O vetor soma será o vetor que inicia-se da origem do primeiro vetor e vai até a ponta do último vetor. Perceba que é a hipotenusa de um triângulo retângulo, que tem catetos de valor 4 u e 6 u (o 'u' indica 'unidade').
Aplicando o teorema de Pitágoras, obtemos como resultado do vetor soma.
O módulo do vetor soma R = a + b+ c + d + e será: √52 - letra e).
Vamos aos dados/resoluções:
O módulo de um vetor estará sempre se referindo ao seu tamanho, enquanto que as direções são definidas de acordo com o sistema de coordenadas e o seu sentido será projetado pela seta que é carregada na extremidade do vetor.
E ao utilizarmos a regra poligonal para a soma de vetores, sabendo que a hipotenusa de um triângulo retângulo possui valores de 4u e 6u, teremos:
R² = 6² + 4²
R² = 36 + 16
R² = 52
R = √52.
PS: A regra do polígono é onde os vetores acabam sendo ligados com origem na extremidade, logo o vetor soma (R) acaba possuindo a origem da origem desse primeiro vetor (e sua extremidade, na extremidade do último).
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/40167474
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)