Matemática, perguntado por ingridbernadino, 10 meses atrás

Dados os conjuntos A = { 1, 2, 3, 4 } e B = { 2, 4, 6, 8, 10 } , verifique através dos diagramas se cada relação apresentada pelos pares ordenados abaixo, é função de A em B:
a) R1 = { ( 1, 2 ) , ( 2 , 4 ) , ( 3 , 6 ) , ( 4 , 8 ) }
b) R2 = { ( 1 , 2 ) , ( 1 , 4 ) , ( 2 , 6 ) , ( 3 , 8 ) , ( 4 , 10 ) }
c) R3 = { ( 2 , 4 ) , ( 3 , 6 ) , ( 4 , 8 ) }
d) R4 = { ( 1 , 2 ) , ( 2 , 2 ) , ( 3 , 6 ) , ( 4 , 6 ) }
OBS: O primeiro valor de cada par ordenado é x, então pertence ao conjunto A. O segundo valor de cada par ordenado é y, então pertence ao conjunto B.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kotarou
1
  • O que é uma função?

Uma função é uma espécie de "algoritmo" que transforma valores de entrada (normalmente denotados como x) em valores de saída (normalmente denotados como y).

Porém, para que uma relação entre dois conjuntos seja denominada uma função, é necessário que o conjunto de entrada (os "valores" de x) só se relacionem com um dos valores do conjunto de saída. Assim, ao passar qualquer valor x por uma função f qualquer, o valor de saída, y, deverá ser único para o respectivo valor de entrada.

  • Questões

a. Nesse caso, todos os valores de entrada (os valores do conjunto A) se associam com um único valor no conjunto de saída, B. Logo, é uma função de A em B.

b. Observando os valores de entrada, vemos que o valor 1 do conjunto A se associa com mais do que um valor no conjunto de saída (2 e 4). Assim, R2 não é uma função de A em B.

c. Cada um dos valores do conjunto de entrada se associa com um único valor do conjunto de saída, assim, R3 é uma função de A em B.

d. Novamente, cada valor do conjunto de entrada se associa com único valor do conjunto de saída. Assim, R4 é uma função de A em B. Uma observação importante, é que dois valores de A se associam com o mesmo valor de B, e isso é comum, logo, continua sendo uma função.

Perguntas interessantes