Dados de localização de celulares mostram redução no isolamento social no Brasil pela 2ª semana seguida O isolamento dos brasileiros diminuiu pela 2ª semana seguida contrariando as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a pandemia de coronavírus. Os dados são da empresa de tecnologia In Loco e utilizam como base informações de aplicativos. O relatório usa informações enviadas por aplicativos parceiros para aferir deslocamentos dos usuários. A In Loco afirma que a coleta de dados só é feita com a permissão dos usuários dos apps. Além disso, a empresa diz não repassar informações como nome, RG ou CPF. As medidas de isolamento social empregadas nas cidades e estados são uma das grandes discussões durante a pandemia de coronavírus no Brasil. Para verificar o deslocamento, a In Loco utiliza GPS, sinais de wi-fi, Bluetooth e telefonia. A empresa diz possuir informações de localização em tempo real de 60 milhões de smartphones no Brasil. Foram consideradas 6 semanas, no período de 3 de março a 13 de abril. Nesse período, houve aumento do isolamento durante as 4 primeiras semanas, e queda nas 2 últimas.
2. Na questão do isolamento, você considera o controle de deslocamento por meios tecnológicos positivo ou negativo? Por quê?
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
Este assunto é muito controverso.
Considero que seja negativo, pois não temos transparência e informação sobre essas aplicações, e como esses dados coletados serão tratados futuramente.
Ainda que tais medidas procurem controlar saúde pública, vemos um problema, devemos questionar quais são os limites e direitos de privacidade e proteção de dados. Mesmo que no cenário de combate à Covid-19, devemos analisar minuciosamente as entre linhas.
Espero ter ajudado! :)
Perguntas interessantes