dado o sistema em equilíbrio: CaO(s) + 4CO(g) <> CaCO3(s) + CO2(g) ∆h= - 217kcal/mol Determine em que sentido o equilíbrio se desloca:
A) adicionando CO (g)
B) adicionando CaO (g)
C) adicionando CaCO3
D) retirando uma parte de CO2
E) aumentando a pressão
F) diminuindo a pressão
G) aumentando a temperatura
H) introduzindo um catalizador
Soluções para a tarefa
RD(Reaçao direta)
RI(reaçao inversa)
A)RD
B)RD
C)RI
D)RD
E)RD
F)RI
G)RI
H) NÃO há mudança
a) Ao adicionar CO, o equilíbrio se deslocará no sentido contrário ao de sua formação, isto é, será deslocado em sentido de reação direta (formação dos produtos).
b) Ao adicionar CaO, o equilíbrio se deslocará no sentido contrário ao de sua formação, isto é, será deslocado em sentido de reação direta (formação dos produtos).
c) Ao adicionar CaCO3, o equilíbrio se deslocará no sentido contrário ao de sua formação, isto é, será deslocado em sentido de reação inversa (formação dos reagentes).
d) Ao retirar CO2, o equilíbrio se deslocará no sentido favorável ao de sua formação, isto é, será deslocado em sentido de reação direta (formação dos produtos).
e) Ao aumentar a pressão, o equilíbrio se desloca em favor do lado que possui menor volume de mol de gases. No caso, irá se deslocar no sentido da reação direta, que apresenta apenas 2 mol de gases, enquanto nos reagentes há 4 mol.
f) Ocorre o contrário à questão acima, isto é, deslocamento para o lado de maior volume, no caso, sentido de reação inversa.
g) Aumentando a temperatura o equilíbrio se desslocará no sentido da reação endotérmica, isto é, no sentido inverso, uma vez que o delta H da reação direta é negativo, demonstrando que a reação em sua forma direta é exotérmica (logo, em sua reação indireta é endotérmica).
h) A adição de catalisador não muda o equiíbrio, apenas acelera a reação para que chegue mais rapidamente no equilíbrio.