Dado o processo químico representado pela equação a seguir:
NO2 + CO → CO2 + NO
Sabe-se que o reagente monóxido de carbono não influi na velocidade da reação, mas o dióxido de carbono, quando elevado ao quadrado, altera a velocidade. Sendo assim, marque a alternativa que fornece a equação da velocidade do processo:
a) v = k · [NO2]2
b) v = k · [CO3]
c) v = k · [NO2] [CO]
d) v = k · [NO2] [CO]
e) v = k · [NO2] + [CO]
Soluções para a tarefa
Resposta:
a alternativa A é a correta.
Explicação:
Como o participante CO (monóxido de Carbono) não influi na velocidade, sua ordem é 0; assim, ele não aparece na equação da velocidade. Já o participante NO2 (dióxido de Carbono) terá sua concentração elevada a 2 como indicado no enunciado.
Dada a reação química de formação de dióxido de carbono e monóxido de nitrogênio, além das informações referentes à cinética química, pode-se afirmar que a lei da velocidade será . Portanto, a alternativa correta é a opção a).
Como determinar a lei da velocidade de uma reação?
Para determinar a lei da velocidade de uma reação, deve-se observar quais compostos influenciam na velocidade em que a reação química ocorre. De acordo com o enunciado, o monóxido de carbono não influi na velocidade e, portanto, não deve ser considerado.
Por fim, o enunciado nos afirma que o elemento elevado ao quadrado é responsável por alterar a velocidade da reação. Portanto, basta adicionar a concentração desse elemento ao quadrado na lei.
Saiba mais sobre cinética química em: brainly.com.br/tarefa/40793843
#SPJ3