História, perguntado por FelipeCauan7171, 10 meses atrás

Dado o contexto religioso da sociedade quinhentista, analise as asserções abaixo: I - Entre o medievo e a Idade Moderna, a presença da morte e o sentimento de culpabilidade eram contínuos. II - Os cristãos dessa época viam uma representação de si próprios nas figuras caricatas e hediondos de Jerônimo Bosh (1450-1516). III - A obra representa o julgamento de todos que aderiram aos ensinamentos de Matinho Lutero, uma crítica ferrenha à Reforma Protestante. IV - A obra faz referência ao caos social e econômico estabelecido pela negociação da nobreza e da burguesia no processo de centralização do poder na Idade Média. Estão corretas apenas as afirmativas:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

São verdadeiras apenas as afirmativas I, II e IV.

A ideia de culpa é uma das bases da religião cristã, tendo sido elemento comum e recorrente na Europa Medieval (que se tinha como grande centro cultural a Igreja) e na Idade Moderna, sendo comum que os cristãos vissem a si mesmos, por vezes, como culpados. O caos econômico e social causado pelas lutas entre as monarquias nacionais e os senhores feudais também são vistos na obra.

IV é falsa uma vez que o próprio Bosch usava a arte como forma de difundir as ideias Protestantes (ele mesmo era Protestante), criticando os católicos.

Perguntas interessantes