Dado o circuito abaixo, responda as perguntas:
a) Qual é a intensidade da corrente i2? b) Qual é o valor da resistência R.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Saudações!
Em um circuito em paralelo, que é o caso deste, a corrente irá se dividir enquanto a tensão será a mesma. Já no circuito em série, a corrente é a mesma, porém a tensão é diferente. Guarde bem essa informação, pois ela irá te ajudar a resolver qualquer questão.
LETRA A
Temos uma corrente de 40 A entrando, porém acontece uma ramificação onde o circuito se torna paralelo, logo, a corrente irá se dividir. Na resistência superior tivemos uma passagem de 15 A, logo, na resistência inferior temos que ter o restante da corrente de entrada: 40 ─ 15 = 25 A. Logo, a intensidade da corrente I2 é de 25 A.
LETRA B
Lembra da lei de Ohm? V = R•I, o que faz R = V/I e I = V/R. Queremos saber a resistência R, por isso precisamos ter a tensão e a corrente que passa por ele. Nós temos que o valor da corrente é 25 A, porém temos que descobrir qual é a tensão.
Lembre-se que no circuito em paralelo, a tensão é a mesma em todas as cargas. Se na carga de cima nós temos o valor da resistência e da corrente, podemos encontrar o valor da tensão dela, e como a tensão é a mesma, o valor encontrado será igual ao valor da resistência de baixo.
V = R•I
V = 20•15
V = 300 V
Com isso, temos que a tensão na carga 1 é 300 V, logo, a tensão na carga 2 também é 300 V, pois é um circuito em paralelo onde a tensão nas cargas é igual. Agora podemos encontrar o valor da resistência:
R = V/I
R = 300/25
R = 12 Ω
Bons estudos! Qualquer dúvida é só dar um grito! ^^