dado a função potencial elétrica v = [(x - 2)^2 . [(y + 2)^2] . [(z - 1)^3] v, calcule o campo elétrico na origem (x,y,z) = (0,0,0).
Soluções para a tarefa
O campo elétrico e o potencial em uma região do espaço podem ser representados como funções
da posição: , . Essas grandezas estão relacionadas, então a partir do campo elétrico é possível obter o potencial elétrico ou do potencial elétrico é possível obter o campo elétrico. Pode-se mostrar que, dependendo dos vetores unitários, o campo elétrico pode ser obtido a partir da seguinte expressão:
Onde a operação vetorial é chamado de gradiente, e o campo elétrico é o negativo do gradiente de potencial. também é usado na literatura para denotar o gradiente de potencial.
Então para saber o valor do campo elétrico na origem (x,y,z)=(0,0,0) sabendo que a função do potencial elétrico é igual a devemos encontrar o negativo do grandiente da função potencial elétrico.
Encontrar o valor dessas derivadas parciais será bem simples, pois podemos fazer duas coisas, uma é aplicar a regra da cadeia e outra é aplicar binômio ao quadrado e binômio ao cubo e depois aplicar alguns valores fundamentais para as derivadas. Vamos aplicar binômio ao quadrado e binômio ao cubo que são expressos na forma:
Aplicando essas duas fórmulas em nossa expressão teremos as seguintes derivadas parciais que são mais simples de realizar:
Já calculamos a função do campo elétrico, como já calculamos a função do campo elétrico, o seguinte é substituir o valor de cada componente para obter o campo elétrico na origem, substituindo (x,y,z) =(0,0, 0) obtemos como valor: