Química, perguntado por phgrauu, 7 meses atrás

Dadas as substâncias abaixo, indique o tipo de ligação intermolecular que ocorre entre suas moléculas (ligações de hidrogênio, dipolo induzido-dipolo induzido ou dipolo-dipolo):
a) Ácido fluorídrico- HF

b) Cloro - Cl2

c) Gás carbônico - CO2

d) Amônia- NH3

e) Ácido clorídrico- HCl

f) Dióxido de enxofre- SO2

g) Fluoreto de boro- BF3

i) Tetracloreto de carbono- CCl4
2) A água dissolve um grande número de substâncias. Em razão desta propriedade, os rios, lagos e mares são facilmente poluídos. Responda as questões a seguir:

a) Por que ao ocorrer um vazamento em um navio petroleiro no mar, o petróleo fica na superfície da água?

b) Explique de acordo com a geometria, por que a água é uma substância polar.

Soluções para a tarefa

Respondido por ReijiAkaba
2

Quando uma molécula é polar, como, por exemplo, HCL, ela apresenta uma extremidade mais eletropositiva e outra mais eletronegativa. Dizemos, então, que a molécula polar é um dipolo elétrico permanente. Evidentemente, a “parte positiva” de uma molécula passa a atrair a “parte negativa” da molécula  vizinha e assim sucessivamente. Essas forças de coesão recebem o nome de forças (ou ligações) dipolo-dipolo, ou ainda dipolo permanente-dipolo permanente.

Um caso extremo de atração dipolo-dipolo ocorre quando temos o hidrogênio ligado a átomos pequenos e fortemente eletronegativos, especialmente o flúor, o oxigênio e o nitrogênio. A forte atração  que se estabelece entre o hidrogênio e esses elementos chama-se ligação de hidrogênio (ou ponte de  hidrogênio), e existe fundamentalmente nos estados sólido e líquido.

as chamadas forças de  van der Waals, ou forças de dispersão de London, são cerca de dez vezes mais fracas do que as  forças dipolo-dipolo, e resultam do seguinte: mesmo sendo apolar, a molécula contém muitos elétrons,  que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, num dado instante, de uma molécula estar com mais  elétrons de um “lado” que do outro; essa molécula estará, então, momentaneamente polarizada e, por  indução elétrica, irá provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido), resultando uma  atração fraca entre ambas. Essa atração é a força de van der Waals ou força de London, ou ainda dipolo  instantâneo-dipolo induzido.

a) Ácido fluorídrico- HF

Ligação de hidrogênio

b) Cloro - Cl2

Dipolo induzido

c) Gás carbônico - CO2

 Dipolo induzido

d) Amônia- NH3

 Ligação de hidrogênio

e) Ácido clorídrico- HCl

Dipolo-dipolo

f) Dióxido de enxofre- SO2

 Dipolo induzido

g) Fluoreto de boro- BF3

 Dipolo induzido

2 a) Porque o petróleo é menos denso que a água e além disso é formado por uma mistura de hidrocarbonetos, que são substâncias apolares e, portanto, não se misturam com a agua que é polar.

b)A molécula de água, por sua vez, tem forma de V . Somando os vetores momento dipolar \overrightarrow{\mu}_1 e \overrightarrow{\mu}_2, teremos o vetor resultante(\overrightarrow{\mu}). Consequentemente: a  molécula de água é polar(\overrightarrow{\mu}=1,84\: D); o “lado”

onde estão os hidrogênios é o mais eletropositivo(\delta+) ; o “lado” do oxigênio é o mais eletronegativo(\delta -) .

Anexos:
Respondido por anaflaviasantos268
0

Resposta:

a) Pq é um uma mistura formada com substâncias oleaginosas que são imiscíveis na água.

b) Pq a geometria dela é angular e, portanto, não linear para os polos se anularem.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes