Dadas as seguintes variações de entalpia de combustão.
Soluções para a tarefa
Mano, devemos fazer esse cálculo de acordo com a Lei de Hess, ela funciona onde de mais de uma reação nós fazemos dar em uma só. Vou taxar as reações conforme a sua imagem em ordem de cima para baixo de I, II e III e a reação final que queremos.
Por exemplo, dentre essas três, eu preciso anular substâncias para que sobre o resto, sendo somente a final.
Para fácil identificação, olha o CO2, da primeira reação, você vê que na 3° também tem um CO2, e como não tem na fórmula final, você precisa inverter uma para que eles se anulem, lembrando que eles vão se anular todas vezes que estiver de lados opostos. Pois bem, eu escolhi inverter a 3°.
Fazendo assim o CO2 sumir, agora falta o O2 e o H20
Para cortar o H20, como a reação três foi invertida, você vai facilmente ver que da para anular com a segunda reação, só que em um tem o número dois e no outro nao, por isso, multiplica-se toda ao reação II por dois, cortando assim o H20
Assim sobrando só o oxigênio, vai ficar fácil perceber que podemos anular, por que temos dois do lado direito e dois do lado esquerdo (Um na reação I e outro na reação II)
Assim cortou se tudo e deu a reação final, e poderemos calcular a entalpia.
Tudo que fizemos com a reação fazemos com a entalpia, então, ao inverter a 3, trocamos o sinal da entalpia e ao multiplicar por 2 na II, multiplicamos a entalpia tbm, no final é só somar todas