Dadas as seguintes equações termoquímicas, combinando essas equações, é possível obter o valor da entalpia padrão de formação do metanol a 25 ºC. Esse valor é aproximadamente igual a: a)- 47 kJ/mol b)+1691 kJ/mol c)-239 kJ/mol c)-1691 kJ/mol d)- 905 kJ/mol
Soluções para a tarefa
A Lei de Hess: se uma reação for a soma de duas ou mais reações, o valor da variação de entalpia para o processo global é a soma da variação de entalpia das reações intermediárias.
- Calculando o ΔH:
⟐ O metanol (CH₃OH) é produto da reação para a qual queremos obter a variação de entalpia (reação "problema", porém é um reagente na Equação I, apresentada no anexo. Devemos inverter a Equação 1, para que o metanol fique nos produtos (o sinal do ΔH deve ser invertido):
CO₂ + 2H₂O ⇒ 3/2 O₂ + CH₃OH ΔH = + 726 Kj
⟐ Na reação "problema", o gás hidrogênio aparece com coeficiente estequiométrico igual a 2 nos reagentes. Na equação II, ele aparece com coeficiente estequiométrico igual a 1. Portanto, devemos multiplicar a equação por 2 e manter o processo no mesmo sentido:
2 H₂ + O₂ ⇒ 2 H₂O ΔH = - 572 Kj
⟐ O carbono aparece na equação problema e na equação III do mesmo lado (reagentes) e com o mesmo coeficiente estequiométrico (1). Portanto devemos manter a equação:
C(grafite) + O₂ ⇒ CO₂ ΔH = - 393 Kj
Resposta:
agora, de acordo com a Lei de Hess, basta somarmos as três etapas para obtermos a entalpia de formação do metanol:
ΔH = + 726 - 572 - 393
ΔH = -239 Kj/mol
Letra C
Aprenda mais em:
1. Cálculo da entalpia de formação do etanol:
https://brainly.com.br/tarefa/25982261