Dada a superfície z = x2 + 3y2 + 4 = 0, assinale a alternativa que demonstra corretamente as derivadas parciais do vetor gradiente.
Escolha uma:
a. (x2,3y,-1)
b. (4x,5y,-1)
c. (-1,6y,2x)
d. (2x,6y,-1)
e. (6x,2y,-1)
Soluções para a tarefa
Olá!
Na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, podemos analisar alguma situação que envolve uma função de diversas variáveis (x, y, z), calculando as derivadas parciais da função.
A derivada de uma função polinomial, é realizada através de um processo bem simples, popularmente conhecido como "regra do tombo": Passamos o valor do expoente para frente da letra (de forma que esse valor fique multiplicando-a) e no expoente deixamos o valor que estava retirando uma unidade.
Por exemplo: a derivada de é 2 * = 2 * , e como todo valor elevado a 1 é ele mesmo, temos então que essa derivada vale 2x.
Obs: a derivada de um valor constante (que não acompanha letra) é zero.
A derivada parcial de uma função, deve ser tomada em relação à uma letra apenas. O vetor gradiente é composto pela derivada parcial em relação a x, em relação a y e por último a derivada parcial em relação a z.
Temos a f(x, y, z)=
A derivada dessa função, em relação a x, deve ser feita derivando apenas o x, sendo que as outras letras se tornam constantes:
= 2x
Em relação às outras letras, utilizamos o mesmo pensamento:
= 6 * = 6y
= -1 * = -1 * 1 = -1
Lembre-se que todo número elevado a zero é 1.
Portanto, temos que o vetor gradiente é (2x, 6y, -1)
Logo, a alternativa correta é a letra D.
Resposta:
letra D (2x,6y,-1) confirmado no AVA
Explicação passo-a-passo: