ENEM, perguntado por julren1, 1 ano atrás

Dada a decadência do sistema feudal, a nobreza começou a obter dinheiro por meio do arrendamento de terras. Prática considerada conservadora, o que a colocava em uma situação econômica previsível, distante de ambiciosas aspirações econômicas. Como detentora de grandes latifúndios, a nobreza viu-se obrigada a arrendar ou a vender suas terras, como forma de garantir certa importância econômica. Nesse contexto, de acordo com a obra de VIlanova e Souza (2018), a nobreza guerreira estava perdendo seu poder, a descentralização política não dava condições a nenhum dos grupos conflitantes para estabelecer o domínio, por isso, era necessário uma aliança para estabelecer a governança. Essa nova configuração econômica e social fez ascender uma classe muito forte, a qual o rei a teve como importante aliada. ​VILANOVA, Welington; SOUZA, Priscila de Almeida. Estado, sociedade e movimentos sociais. Maringá, PR: UniCesumar, 2018. (adaptado) Assinale a alternativa que expressa qual a classe social que obteve ascensão diante da configuração econômica destacada no enunciado da questão. Alternativas Alternativa 1: Burguesia. Alternativa 2: Camponeses. Alternativa 3: Classe Média. Alternativa 4: Nobreza latifundiária. Alternativa 5: Profissionais liberais.

Soluções para a tarefa

Respondido por viana1985
24

To precisando desta resposta alguem sabe

Respondido por EduardoPLopes
37

O texto destaca um período de transição em que a parte da nobreza que havia enriquecido com o arrendamento de terras as vendia para embarcar em aventuras comerciais.

Esta parte da nobreza, especificamente, passou a constituir a alta burguesia, que tendia não a apenas perpetuar o nome da família em terras que pertenciam àquele clã há séculos, mas sim em buscar estabelecer fortunas cada vez maiores, organizando expedições marítimas e mesmo fundando bancos.

É correta, assim, a alternativa A.

Perguntas interessantes