Da uma ajudinha aqui pfv
Cite e explique as três teses niilistas de górgias
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pela retórica, Górgias e os sofistas provaram que a inteligência também poderia ser usada para mentir, seduzir e impressionar. ... O mais famoso foi o das três teses: 1) nada existe; 2) se algo existisse, não poderia ser pensado e 3) se algo existisse e pudesse ser pensado, não poderia ser explicado. bom estudos ;)
Resposta:
Nascido na cidade de Lentini, na Sicília, o sofista teria vivido 108 anos em perfeita saúde e propondo pensamentos radicais. O mais famoso foi o das três teses:
- Nada é;
- Mesmo que algo fosse, não poderia ser conhecido.
- Mesmo que fosse e que pudesse ser conhecido, não poderia ser comunicado.
"Como alguém pode se comunicar a idéia de cor por meio de palavras, pois o ouvido não ouve cores, mas somente sons?" Esta citação, escrito pelo filósofo Górgias, foi usada para mostrar a sua teoria de que "Nada é", que "Mesmo se é, não pode ser conhecido" e que "Mesmo se é que pudesse ser conhecido, não poderia ser comunicado". Esta teoria, elaborada no século 5 a.C., ainda está sendo discutida por muitos filósofos de todo o mundo. Este argumento tem levado alguns a considerar Górgias um niilista (aquele que acredita que nada é, ou que o mundo é incompreensível, e que o conceito de verdade é fictício).
Em relação ao argumento principal em que Górgias diz que "Nada é", ele tenta convencer o leitor de que o pensamento e o ser não são os mesmos. Alega que, se o pensamento e o ser são de fato o mesmo, então segue-se disso que tudo que alguém pensa é verdadeiro. Ele demonstra que isso é absurdo, é claro, já que poderíamos pensar em Quimeras e carruagens que trafegam pelo mar. Ele também tentou provar que as palavras e sensações que não podiam apreendidas pelos mesmos órgãos. Embora as palavras e as sensações se constituíssem na mente, elas seriam essencialmente diferentes. Este é o panorama no qual sua segunda tese toma força.