Dá-se o nome de lançamento da estrutura ao procedimento de locar lajes, vigas e pilares, capaz de suportar as cargas, buscando uma disposição que se adapte bem ao projeto arquitetônico sem prejudicá-lo esteticamente. Não existem regras definitivas e precisas para o lançamento da estrutura. Porém existem algumas regras de estabilidade e posicionamento estrutural que devemos obedecer. Nas vigas, por exemplo, sempre que possível, elas devem ser locadas sobre alvenarias, evitando-se assim que as lajes se apoiam sobre as alvenarias. Na figura abaixo temos um exemplo no qual essa regra não foi atendida. Neste caso em específico, considere a alvenaria apenas de vedação, o que pode acontecer?
imagem
( ) Teremos um esforço não previsto no cálculo, que se origina do “novo” ponto de apoio. Esse apoio estrutural poderá provocar tensão de flambagem na laje depois de executada e tal esforço poderá provocar instabilidade na laje uma vez que originalmente não se tinha flambagem na laje.
( ) Teremos um esforço não previsto no cálculo, que se origina do “novo” ponto de apoio. Esse apoio não estrutural poderá provocar momento fletor positivo na laje depois de executada e tal esforço poderá provocar instabilidade na laje uma vez que originalmente não se tinha momento positivo.
( ) Teremos um esforço não previsto no cálculo, que se origina do “novo” ponto de apoio. Esse apoio não estrutural poderá provocar momento fletor negativo na laje depois de executada e tal esforço poderá provocar instabilidade na laje uma vez que originalmente não se tinha momento negativo.
( ) Teremos um esforço não previsto no cálculo, que se origina do “novo” ponto de apoio. Esse apoio não estrutural poderá provocar esforço cortante negativo na laje depois de executada e tal esforço poderá provocar instabilidade na laje uma vez que originalmente não tinha-se esforço cortante.
( ) n.d.a.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
?
Explicação passo-a-passo:
Perguntas interessantes