"Dá-se o nome de indústria à produção em grande escala, resultante do trabalho de muitos operários e de máquinas, ocupados em uma atividade planejada e controlada. É importante considerar que o surgimento de formas mais complexas de produção material não eliminou as demais". Sobre o desenvolvimento industrial e o capitalismo, analise as seguintes sentenças:
I - O desenvolvimento do capitalismo estimula as mudanças tecnológicas no setor industrial.
II - Com o pleno desenvolvimento do capitalismo, há uma forte estagnação do desenvolvimento industrial.
II - O desenvolvimento industrial ocorre devido ao fracionamento do controle acionário das grandes empresas capitalistas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)
Apenas a afirmativa I está correta.
b)
Apenas a afirmativa III está correta.
c)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
2)
"Em décadas recentes, o poder dos computadores aumentou milhões de vezes. Na década de 1960, um computador era construído usando-se milhares de conectores feitos à mão; um aparelho equivalente, hoje em dia, não apenas é muito menor, como requer apenas um punhado de elementos em um circuito integrado".
Para o sociólogo britânico Anthony Giddens (2005), a globalização é
Alternativas:
a)
motivada por avanços nas tecnologias de informação e comunicação que permitiram que se intensificasse a velocidade e o alcance de interações entre as pessoas.
b)
a ponta de um iceberg muito maior que é a deteriorização das relações de trabalho, que por sua vez gera a exclusão social.
c)
a principal característica do capitalismo que se desenvolve desde meados do séc. XIV por meio do desenvolvimento tecnológico.
d)
caracterizada pelos avanços tecnológicos que permitiram as comunicações entre países insulares e os grandes centros culturais.
e)
caracterizada pelo pleno desenvolvimento tecnológico e a aproximação permitida pela intensificação das redes sociais e do alcance do inglês enquanto idioma global.
3)
"A ciência não é neutra, visto que ela está presente em um projeto de sociedade, de Estado e de mercado, o que faz com que certos interesses da sociedade civil não sejam respeitados e por isso se mecaniza sem pensar no impacto social em certos postos de trabalho. Não se pode esquecer que, tanto a ciência quanto a tecnologia, possuem relevância social e só com o avanço científico foi possível que houvesse as revoluções industriais."
De acordo com o texto, analise as asserções e a relação proposta entre elas:
I. A ciência precisa ser pensada a partir de princípios éticos não apenas para questões como reprodução humana e células tronco, mas para o desenvolvimento cotidiano da ciência, como por exemplo na utilização de certas tecnologias que podem afetar a biodiversidade ou que podem acabar com uma determinada profissão.
PORQUE
II. A Escola de Frankfurt demonstrou que a ciência não é neutra, podendo ser estruturada para a dominação de uma classe social por outra, e que há a necessidade de se levar em consideração as condições sociopolíticas de aplicação das teorias científicas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
as asserções I e II são proposições falsas.
4)
"Nós sabemos que a tecnologia não determina a sociedade: é a sociedade. A sociedade é que dá forma à tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que utilizam as tecnologias. Além disso, as tecnologias de comunicação e informação são particularmente sensíveis aos efeitos dos usos sociais da própria tecnologia. A história da Internet fornece-nos amplas evidências de que os utilizadores, particularmente os primeiros milhares, foram, em grande medida, os produtores dessa tecnologia".
Sobre a internet e a sociedade da informação (ou sociedade em rede), analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A internet propicia formas diferenciadas de expressão individual.
( ) A internet é, do ponto de vista dos ativistas políticos, irrelevante.
( ) A internet obriga as empresas a centralizarem as atividades de alta complexidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
V - F - F.
d)
F - F - F.
e)
F - F - V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Gabarito:
1. a) Apenas a afirmativa I está correta.
2. a) motivada por avanços nas tecnologias de informação e comunicação que permitiram que se intensificasse a velocidade e o alcance de interações entre as pessoas.
3. b) as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
4. c) V - F - F.
Explicação:
- Todas corrigidas e conferidas. Pode marcar sem medo de errarΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨΨμ
1. a) 2. a) 3. b) 4. c)
O desenvolvimento do capitalismo estimula as mudanças tecnológicas no sector industrial, não havendo estagnação deste, nem sendo o fraccionamento do controle accionista o seu responsável.
Para o sociólogo britânico Anthony Giddens (2005), a globalização é motivada por avanços nas tecnologias de informação e comunicação que permitiram que se intensificasse a velocidade e o alcance de interações entre as pessoas.
Por um lado, a ciência precisa ser pensada a partir de princípios éticos não apenas para questões como reprodução humana e células tronco, mas para o desenvolvimento cotidiano da ciência, como por exemplo na utilização de certas tecnologias que podem afetar a biodiversidade ou que podem acabar com uma determinada profissão.
Por outro, a Escola de Frankfurt demonstrou que a ciência não é neutra, podendo ser estruturada para a dominação de uma classe social por outra, e que há a necessidade de se levar em consideração as condições sociopolíticas de aplicação das teorias científicas.
A internet propicia formas diferenciadas de expressão individual, não sendo irrelevante e, promove a descentralização de empresas.