Dá-se o nome de Imperialismo à nova fase do capitalismo. Essa fase baseia-se na existência dos monopólios, no domínio do capital financeiro, na exportação de capitais excedentes para as áreas periféricas e na disputa entre os países pelo domínio de colônias e zonas de influência.
EXPLIQUE dois desdobramentos da política imperialista no início do século XX, no que diz respeito às políticas de aliança entre os países europeus e às disputas territoriais.
Soluções para a tarefa
Formação de alianças entre países motivadas por rivalidades políticas e para garantia de interesses econômicos (Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia. Tríplice Aliança: Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha); - Luta pela posse de colônias, o domínio das fontes de matérias-primas e de mercados definem o jogo político no século XIX; - Conflitos envolvendo as novas potências que se formaram ao longo do século XIX (Alemanha e Itália) e as disputas pelos territórios coloniais na África e na Ásia. - Crescimento dos nacionalismos, que levou à Primeira Guerra Mundial; - Desmembramento dos antigos impérios (otomano, austro-húngaro, alemão e russo)
Os estados imperialistas exportam capital excedente para as colônias; desenvolvem e controlam mercados de matérias-primas para a indústria; expandem novos mercados consumidores; a população expansionistas buscam localizações geográficas estratégicas no processo de divisão territorial.
Resultado do imperialismo
O imperialismo é intenso até os dias de hoje, existem colônias europeias em quase todos os continentes. Dentre as consequências decorrentes do imperialismo, destacam-se: Delimitação de fronteiras artificiais, fonte da atual tensão entre vários países. Essa divisão criou territórios artificiais, reuniu povos desconexos e desorganizou a ordem política do continente.
Leia mais sobre o imperialismo em: https://brainly.com.br/tarefa/4726527
#SPJ2