História, perguntado por Minharainha, 8 meses atrás

Da mesma forma que a América, o continente africano tinha sido, desde a Antiguidade, o território de diferentes civilizações. Mas a África não era (e não é) uniforme. Havia no continente povos nômades e sedentários, povos que tinham governos centralizados e povos que viviam em comunidades aldeãs, povos que praticavam religiões tradicionais (com práticas politeístas), enquanto outros adotaram gradualmente o islamismo e o cristianismo.

Caracterize as religiões tradicionais africanas praticadas por alguns dos povos e reinos africanos.

Soluções para a tarefa

Respondido por mmicaelepereiradasil
1

Resposta:

1. Mitologias Bantus

É o sistema de crenças e mitos dos povos Bantu, um dos maiores grupos etnolinguísticos da África. Espalha-se em subgrupos por praticamente toda a África Subsaariana. As diversas mitologias Bantu acreditam em um Deus supremo que vive próximo dos céus, separado dos homens, que vivem na terra. Não há um mito de criação, já que o universo e os animais são eternos. Há também a crença de que os espíritos dos mortos têm influência sobre os vivos, e que sua existência depende do quanto as pessoas se lembram deles.

SAIBA MAIS

Quem é Gitanjali Rao, eleita a "Criança do Ano" em 2020 pela revista Time

8 tumbas são encontradas em antiga cidade sede das Olimpíadas na Grécia

2. Vodum

Altar Vodum em Benin (Foto: Dominik Schwarz/Wikimedia Commons)

ALTAR VODUM EM BENIN (FOTO: DOMINIK SCHWARZ/WIKIMEDIA COMMONS)

A religião Vodum ainda é praticada em países da África Ocidental como Benin, Togo, Gana e Nigéria. Para seus seguidores, os voduns são espíritos que governam a Terra obedecendo a uma hierarquia. A divindade suprema, criadora de tudo, é Mawu, uma figura feminina que representa a lua. Sua contraparte é Lisa, o sol. Mawu é mãe de subdivindades que representam elementos e fenômenos da natureza ou da cultura humana, como os trovões, o oceano, a guerra e a justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a diáspora africana, o vodum deu origem a outras religiões, como o Vodu haitiano; o Voodoo de Louisiana, nos Estados Unidos; e o Candomblé Jejé no Brasil.

3. Religião Iorubá

A religião Iorubá é o sistema de crenças da etnia de mesmo nome que habita atualmente a África Ocidental, principalmente a Nigéria. É baseada na ideia de que o criador supremo é Olorum, que reina acima das divindades conhecidas como Orixás. Do Iorubá derivam-se muitas religiões brasileiras de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda.

4. Waaqeffanna

Os oromos são o grupo étnico mais numeroso da Etiópia, representando 35% da população. Embora majoritariamente cristãos ou muçulmanos, muitos também seguem a religião que adora o deus Waaq, conhecido como “o Deus do céu” e único criador do universo.

Ele se manifesta por meio dos Ayaana, espíritos que podem possuir homens e mulheres e falar em seu nome. Os seguidores de Waaq creem que quando alguém morre, reúne-se com seus familiares e amigos em Iddoo Dhugaa, que pode ser traduzido como “lugar da verdade”.

SAIBA MAIS

5 razões pelas quais o Dia da Consciência Negra é tão necessário

“Governo brasileiro é o que mais viola os direitos dos quilombolas”

5. Religião Sã

Os sãs, conhecidos como bushmen (povo dos arbustos), são um conjunto de grupos de caçadores-coletores da África Meridional. Trata-se de uma das etnias mais antigas do mundo, pertencente à população ancestral a que todos os humanos modernos descendem.

Perguntas interessantes