Português, perguntado por johnnylogistica, 1 ano atrás

Da corrida de submarino à festa de aniversário no trem, leitores fazem sugestões para o Museu das Invenções Cariocas:

“Falar ‘caraca!’ a cada surpresa ou acontecimento que vemos, bons ou ruins, é invenção do carioca, como também o ‘vacilão’.”

“Cariocas inventam um vocabulário próprio”. “Dizer ‘merrmão’ e ‘é merrmo’ para um amigo pode até doer um pouco no ouvido, mas é tipicamente carioca.”

“Pedir um ‘choro’ ao garçom é invenção carioca.”

“Chamar um quase desconhecido de ‘querido’ é um carinho inventado pelo carioca para tratar bem quem ainda não se conhece direito.”

“O ‘ele é um querido’ é uma forma mais feminina de elogiar quem já é conhecido.”




Entre as sugestões apresentadas para o Museu das Invenções Cariocas, destaca-se o variado repertório linguístico empregado pelos falantes cariocas nas diferentes situações específicas de uso social. A respeito desse repertório, comprova-se:

Escolha uma:
a. A desobediência à norma-padrão, requerida em ambientes urbanos.
b. A inadequação linguística das expressões cariocas às situações sociais apresentadas.
c. A identificação de usos linguísticos próprios da tradição cultural carioca.
d. A variabilidade no linguajar carioca em razão da faixa etária dos falantes próprios da tradição cultural carioca. E variabilidade no linguajar carioca em razão da faixa etária dos falantes.
e. O reconhecimento da variação linguística, segundo o grau de escolaridade dos falantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
56

A respeito desse repertório, comprova-se:

c. A identificação de usos linguísticos próprios da tradição cultural carioca.

O texto apresentar sugestões de leitores para o Museu das Invenções Cariocas relacionadas à linguagem utilizada por essas pessoas.

NÃO é feita distinção em relação ao grau de escolaridade nem à faixa etária dos cariocas. Por isso, os itens D e E estão incorretos.

Os itens A e B também estão incorretos porque essas expressões típicas do linguajar carioca não representam desobediência à norma-padrão nem inadequação linguística. Representam apenas a variedade linguística.

Respondido por marina0403
12

Resposta:

A Resposta é a letra C

Explicação:

As expressões enviadas pelos leitores como sugestões para o Museu das Invenções Cariocas pertencem ao repertório coloquial carioca (“caraca”, “vacilão”, “merrmão” etc.).

Perguntas interessantes