Geografia, perguntado por ryzzyam, 3 meses atrás

D - Retome os estudos do 1º Momento em História, e levante casos de segregação socioespacial no Brasil que, mesmo não estando presen- tes nas leis, como nos EUA e África do Sul, apresentam diversos ca- SOS.​


alemaoclemente22: Alguém me ajuda prfv

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
72

A segregação socioespacial no Brasil foi iniciada pela escravização dos povos africanos e indígenas e quase foi garantida pelo Estado na Constituinte de 1823.

Segregação no Brasil

A segregação racial no Brasil começou com a escravização de povos, africanos e indígenas, em condições precárias e desumanas. O país foi um dos últimos a abolir a escravidão e algumas leis anteriores sobre a escravização negra, não eram cumpridos por todos, como as leis Feijó-Barbacena (1831), Bill Aberdeen (1845) e Eusébio de Queiroz (1850).

Na Constituinte de 1823, que foi dissolvida pelo imperador D. Pedro I, o legislativo tentou incluir na constituição a obrigatoriedade do Estado na manutenção da escravidão. Este tópico foi retirado da Constituição de 1824 que foi outorgada pelo imperador brasileiro.

As favelas brasileiras foram formadas pelos cidadãos marginalizados durante o Império Brasileiro, como ex-combatentes da Guerra do Paraguai e os novos libertos de 1888, que não receberam apoio financeiro e social dos governos que se seguiram.

Para mais informações sobre o patrono da abolição da escravatura  (Luiz Gama), acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/50327035

Anexos:
Perguntas interessantes