D. Pedro I depois de dissolver a Assembleia Constituinte de 1823, elaborou junto a um pequeno grupo de políticos a primeira constituição brasileira. Esta constituição marcou o início da institucionalização do poder monárquico no Brasil. Essa Constituição:
a) criou o Poder Moderador de exclusividade do Imperador, o que na prática significava conceder-lhe poderes quase absolutos.
b) provocou a insatisfação em diversas províncias, estando na base da eclosão de diversas rebeliões, como a Confederação do Equador, a Sabinada e o Contestado.
c) favoreceu o reconhecimento do Brasil como nação independente, o que ocorreu sem reveses, à exceção dos Estados Unidos por conta da doutrina Monroe.
d) estabeleceu a eleição pelo voto censitário para os governadores das províncias.
e) determinou que representantes para o Senado e a Câmara seriam eleitos pelo voto direto e secreto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Letra C
Explicação:
favoreceu o reconhecimento do Brasil como nação independente o que ocorreu sem reservas à exceção dos Estados Unidos por conta da doutrina Monroe
Respondido por
0
Explicação:
A Constituição de 1824 foi outorgada após a Constituinte de 1823. Essa constituição ficou marcada pela existência do “quarto poder”, o Poder Moderador, exercido pessoalmente pelo imperador, que podia nomear pessoas para cargos políticos vitalícios, dissolver assembleias, entre outras medidas arbitrárias.
a resposta certa e (c)
Perguntas interessantes