D O que é espaço geográfico?
2) Como se apresentava o espaço geográfico em sua etapa inicial?
3) O que significa trabalho?
4) Com o avanço tecnológico, quais foram as criações do homem para manipular a natura
5) Na produção da agropecuária, como ocorre a transformação do espaço geográfico
6) Nos centros urbanos como são percebidas as alterações do espaço geográfico?
7) De acordo com o texto "O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a
natureza e todas as relações sociais ao longo da história". Diante dessas considences
constata-se que o espaço geográfico não é estático, por qué?
8) Qual a porcentagem de extinção das espécies da fauna e flora foram extintas no século XX?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.
2 O espaço geográfico em sua etapa inicial apresentava somente os aspectos físicos ou naturais presentes, como rios, mares, lagos, montanhas, animais, plantas e toda interação e interdependência entre eles.
3 Em nosso cotidiano, a palavra trabalho está relacionada com alguma atividade ou serviço desempenhado por um indivíduo que exige ou não esforço físico. Em Física, esse termo está relacionado com a energia transferida por meio da aplicação de uma força que é capaz de gerar deslocamento.
4 Da segunda metade do século XX para cá, com o grande desenvolvimento das pesquisas relacionadas à decodificação do mapa genético dos seres humanos e o consequente uso da tecnologia de manipulação genética que daí decorre, algumas perguntas começaram a se impor à humanidade: Quais são os limites éticos da relação entre natureza humana e tecnologia? Existe mesmo uma “natureza humana” que não pode ser alterada? Podemos ter um futuro “pós-humano”, isto é: podemos alterar de tal modo nossa natureza, por meio da biotecnologia, a ponto de nos emanciparmos totalmente de nossas limitações naturais, como as doenças e a velhice? Por fim, o que há de perigoso nisso tudo? E por que esse tema interessa à História? Comecemos, primeiramente, pela indagação a respeito do que vem a ser a “natureza humana”.
5 Na produção agropecuária se faz necessário transformar o meio, pois retira-se toda cobertura vegetal original que é substituída por pastagens e lavouras. Dessas derivam outros impactos como erosão, poluição e contaminação do solo e dos mananciais.
6 Nos centros urbanos, as alterações são percebidas nas construções presentes, essas transformações ocorrem em loteamentos que em um período era somente uma área desabitada e passou a abrigar construções residenciais, além de áreas destinadas ao comércio e indústria.
7 O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido.
8 O Brasil tem 3.299 espécies de animais e plantas ameaçadas, o que representa 19,8% do total de 16.645 espécies avaliadas. É o que aponta a pesquisa Contas de Ecossistemas, divulgada nesta quinta-feira (5/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Hoje, são reconhecidas no país 49.168 espécies de plantas e 117.096 espécies de animais. Desse total, a pesquisa analisou 4.617 da flora e as 12.262 da fauna listadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.