d) nos finais do século XIX, a Inglaterra era certamente o monstro europeu. justifique a afirmação com três (3) aspectos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos séculos XVI e XVII a política externa inglesa esforçou-se para impedir a criação de uma única Monarquia Universal na Europa, que muitos acreditavam que somente a Espanha ou a França poderiam tentar criar. Para manter o equilíbrio de poder, os ingleses fizeram alianças com outros Estados do continente, como: Portugal, o Império Otomano e a Holanda para combater a ameaça percebida. Estas grandes alianças chegaram a ser usadas nas guerras contra Luís XIV e Luís XV da França. Eles envolveram os britânicos pagando altos subsídios aos aliados europeus para financiarem grandes exércitos.
No século XVIII isso levou à uma série de grandes potências europeias como a Áustria, Prússia, Grã-Bretanha e França à mudarem várias vezes suas alianças para impedir a hegemonia de um país ou aliança. Uma série de guerras surgiram, pelo menos, do desejo de manter o equilíbrio de poder, incluindo a Guerra da Sucessão Espanhola, Guerra de Sucessão Austríaca, a Guerra dos Sete Anos, Guerra da Sucessão Bávara, e as Guerras Napoleônicas.
Durante o século XIX, para alcançar uma paz duradoura o Concerto da Europa tentou manter o equilíbrio de poder. Esta política foi largamente bem sucedida em evitar guerras em grande escala na Europa por quase um século, até a Primeira Guerra Mundial.[1] Especificamente, durante a primeira metade do século XIX a Inglaterra e França dominaram o continente europeu, mas por volta de 1850, haviam ficado extremamente preocupados com o crescente poder da Rússia e Prússia. A Guerra da Crimeia de 1854 a 1855 e a Segunda Guerra de Independência Italiana de 1859 quebraram as relações entre as grandes potências da Europa, no entanto, a criação e ascensão do Império Alemão como uma nação dominante reestruturou o equilíbrio de poder europeu.[2] Nos próximos 20 anos, Otto Von Bismarck irá conseguir manter o equilíbrio de poder, propondo a criação de muitos tratados e alianças complexas entre as nações europeias.
Explicação: Espero ter ajudado