Saúde, perguntado por kamylapcalazans, 6 meses atrás

D.M.M., 42 anos, gênero feminino, apresentou vários episódios de dor à evacuação e diarreia com muco, às vezes com sangue vivo. Durante estas crises relata ocorrência de febre diária e intensa astenia (fraqueza). Após a realização da colonoscopia e biópsia, a paciente foi diagnosticada com Retocolite ulcerativa. Após a confirmação do diagnóstico a paciente foi medicada pelo médio Gastroenterologista e encaminhada ao Nutricionista como parte do tratamento, uma vez que as doenças intestinais inflamatórias são crônicas e exibem períodos de remissões e exacerbações onde a nutrição possui um papel importante durante o curso da doença.


Supondo que você seja o Nutricionista responsável pelo acompanhamento do caso da D.M.M:


Cite três suplementos alimentares que você poderá indicar a está paciente como parte das recomendações nutricionais. Explique o papel destes suplementos na Retocolite Ulcerativa.

Soluções para a tarefa

Respondido por gislenepfontes
2

Resposta:

A colite ulcerativa é uma doença caracterizada pela inflamação difusa da mucosa do cólon, afetando o reto e as porções proximais do cólon.

Suplementos:

Selênio: O selênio atua como um catalisador antioxidante, modulalando a expressão da via do fator nuclear ¿ß que influencia no desenvolvimento de inflamação e carcinogênese. A atuação do selênio na inibição da carcinogênese é devido à proteção das membranas celulares contra os danos oxidativos, o que reduz a mutagenicidade de substâncias químicas cancerígenas ou afeta o metabolismo carcinogênico, portanto é importante a suplementação de selênio, pois níveis baixos desse mineral em pessoas com essa doença, podem ocasionar consequências, como o desenvolvimento de câncer intestinal.

Fibras solúveis: ajuda a melhorar os sintomas gastrointestinais. A fibra solúvel é aquela que se dissolve na água e forma uma espécie de gel no intestino, ajudando a diminuir o trânsito intestinal e, consequentemente, evitar a diarreia. Porém quando se tem crise aguda as fibras devem ser ingeridas em pequenas quantidades.

Probióticos: A ingestão de probióticos também pode ser indicada, pois ajudam a regular a flora intestinal, melhorando a digestão, prevenindo diarreia e prisão de ventre, além de reduzir a formação de gases.

Ômega-3 em cápsulas: ajuda a reduzir a inflamação no organismo e melhorar o sistema imunológico.

Vitamina D: essa vitamina pode modular o sistema imunológico e proteger contra doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerativa.

Alimentos antioxidantes também são indicados para complementar o tratamento

Perguntas interessantes