D. João VI retornou a Portugal deixando seu filho D. Pedro I como Príncipe Regente no Brasil." Por quê Dom João decidiu voltar à Portugal? Por que Dom Pedro não voltou com sua família? O que foi o Dia do Fico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
D. João não voltou para Portugal por vontade própria, houveram pressões para que ele retornasse, não havia mais a ameaça de Napoleão e os portugueses exigiam o retorno da Corte para Portugal. O Brasil havia perdido o seu caráter de colônia, sendo elevado a reino unido, isso significava uma mudança na sua relação economica com Portugal, como Reino Unido o Brasil teve a abertura dos portos, permitindo que comercializasse com outros países, perdendo a exclusividade com Portugal. Assim ocorreu a chamada Revolução do Porto que pressionou o retorno da Coroa para as terras lusitanas.
Dom Pedro permaneceu no Brasil como príncipe regente no lugar de seu pai, o Brasil não era mais uma colônia, mas um reino.
Mais uma vez, Portugal estava descontente, havia um interesse em recolonizar o Brasil e exigiam o retorno do príncipe para lá. Mas movimentos de resistência foram levantados pedindo que Dom Pedro continuasse em terras brasileiras, a elite brasileira ganhava muito com ele no país e não desejava que o Brasil retornasse a ser uma colônia com exclusividade comercial com Portugal. Os movimentos para a permanência do príncipe o levou a falar que "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico", sendo assim criado o dia do fico pelo imaginário histórico.