=D gente qm me ajudah vain ganha 25 pontos =D
1. Os povos da Amazônia, apesar da rica fauna e flora, aprenderam a técnica da agricultura com plantas que nem eram da região, como o ariá, abóbora e a mandioca. Datações de 8 mil anos a.C., mostram que esses agricultores, além de forte troca cultural com outros povos, também dominavam a adubagem do solo. De acordo com essa afirmativa, como era a adubagem de solo? *
1 ponto
a) Através de adubo químico como a ureia, uma terra extremamente fertilizada com ureia de plantas, carvão e restos de animais como peixes da região (que sobrava da alimentação). O adubo químico mostra o conhecimento desses povos da Amazônia com a técnica de adubagem do solo.
b) Através da técnica de elevação dos campos fertilizados com as enchentes do Rio Madeira. Os povos agricultores originários da Amazônia aprenderam a mesma técnica de utilizar as inundações do rio como os egípcios e os mesopotâmicos.
c) Era criado um super adubo com material de queimadas chamada de coivara e adubo orgânico do povo maia feito de matéria orgânica de camelos. Esse adubo dos Andes mostra a intensa troca cultural da região entre os povos da América.
d) Chamada de TPI – Terra Preta de Índio antropogênica. Uma terra extremamente fertilizada com material orgânico de plantas, carvão e restos de animais como peixes da região (que sobrava da alimentação). A TPI mostra o conhecimento desses povos da Amazônia com a técnica de adubagem do solo.
2. Com uma técnica de cerâmica refinada, chamou a atenção dos estudiosos o desenho de um escorpião com tinta vermelha. Cerâmicas coletadas no Forte de Santo Antônio de Gurupá. Fragmentos de figuras em cerâmica, aves, são achados frequentes em montículos construídos há cerca de 860 anos atrás na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará. Esses sítios arqueológicos indicam: *
1 ponto
a) Esses sítios arqueológicos indicam que na época havia uma conexão cultural, com troca de ideias, produtos e até plantas (ariá, abóbora), entre povos que viviam desde as Guianas até a Amazônia;
b) Esses sítios arqueológicos indicam que apenas os produtos dos Maias e Astecas se preservaram na região da Amazônia, onde viviam os agricultores originários da América amazonense, pois até as batata coloridas dos povos incas foram encontrados na Amazônia;
c) Esses sítios arqueológicos indicam que o Rio Madeira era um caminho sem volta do Brasil para outras regiões, pois os povos originários da América que viviam na Amazônia, se fecharam e não deixavam outros povos passar pela região sem pagar pedágio;
d) Esses sítios arqueológicos indicam que os povos Astecas, Maias e Incas viveram na Amazônia até chegarem antes na região dos Andes, Alpes Suíços e América do Norte, esse fato mudou toda história, focando na origem da América com os povos agricultores da Amazônia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
A maior floresta tropical do mundo
A flora amazônica ainda é praticamente desconhecida, com um fantástico potencial de plantas utilizáveis para o paisagismo, e é constituída principalmente de plantas herbáceas de rara beleza, pertencentes às famílias das Araceæ, Heliconiaceæ, Marantaceæ, Rubiaceæ, entre outras. Essa flora herbácea, alem do aspecto ornamental, seja pela forma ou pelo colorido da inflorescência, desempenha vital função no equilíbrio do ecossistema.
Resposta:1-Letra D
Indígenas criaram a técnica antropogênica para produzir terra preta. Chamada de TPI (Terra Preta de Índio), mostra o conhecimento desses povos da Amazônia com a técnica de adubagem do solo com material orgânico: folhas, restos de animais, carvão. Terra preta (antropogênica) produzida pelos povos da Amazônia, datação cerca de 7 mil a.C.
2-Letra A
Com uma técnica de cerâmica refinada, chamou a atenção dos estudiosos o desenho de um escorpião com tinta vermelha. Cerâmicas coletadas no Forte de Santo Antônio de Gurupá. Fragmentos de figuras em cerâmica, como a ave da foto, são achados frequentes em montículos construídos cerca de 860 anos atrás na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará. Esses sítios arqueológicos indicam que na época havia uma conexão cultural, com troca de ideias, entre povos que viviam desde as Guianas até a Amazônia.
Explicação:1-D e 2-A