d) Em um contexto de diversidade, como o brasileiro, qual dos dois princípios protege mais a liberdade individual: a laicidade ou a influência dos grupos religiosos sobre o Estado? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
De modo simplificado, a liberdade religiosa é a liberdade de professar qualquer religião, de realizar os cultos ou tradições referentes a essas crenças, de manifestar-se, em sua vida pessoal, conforme seus preceitos e poder viver de acordo com essas crenças.
A liberdade religiosa está relacionada ao conceito de laicidade. É importante frisar que não é necessário que um Estado seja laico para que liberdades religiosas existam nele. Um país pode adotar, por exemplo, uma religião oficial, mas permitir que seus cidadãos pratiquem outras religiões que não aquela. É o caso da Dinamarca e do Reino Unido, por exemplo.
Entretanto, um Estado laico, como o Brasil, ao se afirmar como tal, tem o compromisso de separar Estado e religião e de proteger a liberdade religiosa, garantindo esse direito a todos os seus cidadãos. Além disso, como Estado laico, o Brasil não deve influenciar as crenças pessoais de seus cidadãos e não deve permitir que as crenças religiosas de seus governantes tenham influência direta na formulação de suas políticas.
As liberdades religiosas são garantidas por leis específicas, que definem quais são os direitos religiosos dos cidadãos de cada país. Assim, elas podem ser diferentes ou tratadas de modo distinto por cada país, conforme sua legislação. Iremos expor quais direitos relacionados às liberdades religiosas são garantidos no Brasil, em seguida.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO
A laicidade do Estado.
Porque, no caso do Brasil, a laicidade está expressa em nossa Constituição Federal (1988), que é a Carta Magna do Estado. A fundamentação legal pode ser encontrada no Ar. 5º, VI da Carta Maior do Estado brasileiro.
Partindo deste ponto de vista, cada cidadão tem o direito à liberdade, que é visto no exercício da fé. Desse modo, as pessoas são livres para buscar por uma religião (nos países democráticos), sem a necessidade de autorização por parte do Estado.
Espero ter ajudado. :)