História, perguntado por jaquelinesilvapink, 7 meses atrás

d) em grupos, realize uma pesquisa sobre as diferentes manifestações culturais (música, peça teatral, texto literário etc.) que foram vendida censuradas pelo departamento de imprensa e propaganda e escolha uma delas para analisar. não se esqueça de apontar os elementos que levaram à censura.

Soluções para a tarefa

Respondido por geovanalima365
84

Explicação:

O samba O Bonde de São Januário, de autoria de Wilson Batista composta em 1940 e interpretada por Ataúfo Alves , foi censurado pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Pois a letra original dizia: “O bonde de São Januário/leva mais um sócio ot4rio/só eu não vou trabalhar”. O DIP determinou que a letra fosse modificada, pois associava a imagem do trabalhador como 1d1ota, o oposto da proposta de governo de Getúlio Vargas. Essa música permite uma discussão sobre o Estado Novo e o controle de Getúlio Vargas sobre as manifestações culturais populares do Brasil.

Espero ter ajudado!

Respondido por brendaisis
9

O DIP Departamento de Imprensa e Propaganda, foi utilizado no decorrer do Estados Novo, período no qual o presidente Getúlio Vargas adotou posturas extremamente repressoras.

O DIP

O Órgão, em suma, realizavas as propagandas oficiais do Governo, assim, buscavam apresentar ao povo, por meio das mídias, mentiras associadas à administração nacional a fim de que o povo fosse enganado.

Dentre as manifestações que foram proibidas por esse departamento, cita-se as peças teatrais que realizavam questionamentos sobre a sociedade atual e as canções que abordavam o governo ditatorial.

Saiba mais sobre o Estado Novo em: https://brainly.com.br/tarefa/6501984

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes