História, perguntado por mariaeduardape633, 6 meses atrás

d) Em 1º de dezembro de 1822, o Brasil passou a ter um imperador como o principal chefe da Nação. No entanto, se pensarmos nos dias de hoje, o principal chefe da Nação é o presidente. Isso é um exemplo de mudança ou de permanência histórica em relação a 1822?​

Soluções para a tarefa

Respondido por energykripp6j87u
0

Mudança, em 1822, o modo de governo existente no Brasil era a Monarquia, enquanto na atualidade, é a república.

A independência do Brasil ocorreu em 1822, dessa data até 1889, o Brasil foi regido pela monarquia. Então, em 1889, houve a proclamação da república, evento que ficou marcado por implantar a república no Brasil.

Vale ressaltar, que a república é um método de governo bem diferente da monarquia. Enquanto o poder da monarquia é marcado pela hereditariedade (o poder passar de pai para filho), a república (atual) é um processo democrático em que os habitantes podem escolher o principal chefe da nação.

Além de que, a monarquia antiga era marcada pelo poder absoluto na mão dos reis, o líder do estado poderia fazer o que quisesse. Enquanto na república atual, há todo um parlamento, formado por senadores e deputados, capazes de contestar e até impedir as ações do líder da república.

Perguntas interessantes