d) De acordo com a Tabela 1, em janeiro de 2020 o Brasil ainda não havia confirmado
nenhum caso de coronavírus. Dois meses depois, em março de 2020, a Secretaria de
Saúde do Estado do Rio de Janeiro já informou à população sobre casos confirmados e
suspeitos no Estado. Que casos são esses?
Soluções para a tarefa
Explicação:
4 de março
coronavírus no Brasil. Um homem, residente em São Paulo, esteve na Europa, inclusive na Itália, nos 14 dias anteriores. É o terceiro caso de coronavírus.
5 de Março
No Brasil, as primeiras ações ligadas à pandemia do covid-19 começaram em fevereiro, com a repatriação dos brasileiros que viviam em Wuhan, cidade chinesa epicentro da infecção. Em 15 dias, o país confirmou a primeira contaminação.
Trinta e quatro brasileiros que vivam na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do novo coronavírus, foram repatriados. Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira aterrissaram no Brasil com o grupo. Eles ficaram de quarentena por 14 dias na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.
Ministério da Saúde monitora apenas 1 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. A suspeita no Rio Grande do Sul foi descartada; apenas um de São Paulo é investigado.
Autoridades de saúde investigam casos suspeito de infecção pelo novo coronavírus. O caso suspeito em São Paulo foi descartado, e entrou em nova situação um caso no Rio de Janeiro. Brasil segue sem registro de circulação do coronavírus, após descarte de 51 casos suspeita
orientando a população a prevenir a covid-19 adotando hábitos como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel a 70% e não compartilhar objetos pessoais. Até então, 182 casos suspeitos estavam em monitoramento em 16 estados do país.
29 de fevereiro
Brasil confirma segundo caso importado de coronavírus. Paciente é homem de 32 anos, residente em São Paulo, que foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na véspera, depois de chegar da região da Lombardia, na Itália. Paciente usou máscara durante o voo.
Dado não muda o cenário do país, porque não há evidência de circulação sustentada. Ministério da Saúde anunciou a adoção de novo fluxo de consolidação de casos do novo coronavírus: descentralização dos casos, adotando integralmente os dados repassados pelos gestores locais.
02 de março
Dados registrados pelo Ministério da Saúde indicam a confirmação de 2 casos de contaminação pelo novo coronavírus e o monitoramento de 433 casos suspeitos. Não há evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro. Ministério monitora 15 países, além da China: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja.
Foi anunciada a distribuição de 30 mil kits para teste diagnóstico específico para o covid-19. Inicialmente, 10 mil kits para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) do Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
03 de março
Sobe para 488 o número de casos suspeitos de coronavírus sendo monitorados pelo Ministério da Saúde; 240 casos suspeitos foram descartados.
O Ministério da Saúde inclui novos países na lista para definição de casos suspeitos, que passa a ter 27 países: Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Itália, Japão, Malásia, Noruega, Reino Unido, San Marino, Singapura, Suíça, Tailândia e Vietnã. Filipinas e Camboja, que não tiveram transmissão local, estão na região afetada.
04 de março
Confirmado mais um caso de coronavírus no Brasil. Um homem, residente em São Paulo, esteve na Europa, inclusive na Itália, nos 14 dias anteriores. É o terceiro caso de coronavírus.
Ministério da Saúde aguarda a contraprova para confirmação de um quarto caso de coronavírus também em São Paulo, uma adolescente que esteve na Itália. O caso foge dos protocolos de vigilância definidos pela Organização Mundial da Saúde.
05 de março
Sobe para 8 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil: 6 em São Paulo, 1 no Espírito Santo e 1 no Rio de Janeiro. Também foi registrada a primeira transmissão interna no país.
Caso no Espírito Santo é de uma mulher de 37 anos que esteve na Itália; no Rio, mulher de 27 anos esteve na Itália e na Alemanha, entre 9 e 23 de fevereiro. Há 636 casos suspeitos; 378 foram descartados. Dois casos de São Paulo têm relação com o primeiro caso de covid-19 no país, o chamado Paciente 1, mas isso não significa que há transmissão comunitária.
Adolescente de 13 anos foi quarto caso confirmado, mas ela estava assintomática. Quatro elementos levaram à definição do caso como confirmado: resultado do exame de contraprova realizado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), local provável de infecção (Itália)