Curumim chama cunhatã que eu vou contar Curumim, cunhatã Cunhatã, curumim Antes que os homens aqui pisassem Nas ricas e férteis “terraes brazilis” Que eram povoadas e amadas por milhões de índios Reais donos felizes Da terra do pau-brasil Pois todo dia, toda hora, era dia de índio Mas agora eles só têm um dia O dia dezenove de abril Amantes da pureza e da natureza Eles são de verdade incapazes De maltratarem as fêmeas Ou de poluir o rio, o céu e o mar Protegendo o equilíbrio ecológico Da terra, fauna e flora Pois na sua história, o índio É o exemplo mais puro Mais perfeito, mais belo Junto da harmonia da fraternidade E da alegria, Da alegria de viver Da alegria de amar Mas, no entanto, agora, O seu canto de guerra É um choro de uma raça inocente Que já foi muito contente Pois antigamente Todo dia, toda hora, era dia de índio.
1- De acordo com a canção, como você justifica a mensagem dessas versos: ´´ Todo dia era de indio, mas agora ele so tem dizenove de abril``?
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Refere-se a falta de importância do índio nos dias de hoje, reduzida sua lembrança somente ao dia do índio (19 de abril). Antes da descoberta do Brasil, só existiam índios e portanto não havia um dia específico para comemorar sua existência. Após a violência exarcebada para com os índios, criou-se um dia para eles como forma de apaziguar a realidade passada.
achei vc kkkkk
achei vc kkkkk
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás