curiosidades sobre os hebreus ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
--Os hebreus foram o único povo monoteísta da antiguidade por muito tempo.
No fim da Invasão Romana, o último local de resistência dos hebreus foi no forte de Masada, mas os romanos venceram. 900 hebreus suicidaram-se antes da derrota, para evitar que fossem mortos pelos romanos ou escravizados
--Sobre a Arca do Pacto: a Arca foi objeto de veneração entre os hebreus até seu desaparecimento, especula-se que ocorreu na conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, segundo o livro de II Macabeus, o profeta Jeremias foi o responsável por esconder a Arca.A Bíblia descreve a Arca da Aliança da seguinte forma: caixa e tampa de madeira de acácia, com 2 côvados e meio de comprimento (um metro e onze centímetros ou 111cm), e um côvado e meio de largura e altura (66,6 cm). Cobriu-se de ouro puro por dentro e por fora. De qualquer modo, ela tem sido um dos tesouros arqueológicos mais cobiçados pela humanidade, e inúmeras expedições à Mesopotâmia e à Palestina foram realizadas, sem sucesso. Existem hoje em vários museus réplicas da Arca baseadas nas descrições bíblicas, mas a verdadeira jamais foi encontrada.
--Os hebreus eram um povo de origem semita (os semitas compreendem dois importantes povos: os hebreus e os árabes), que se distinguiram de outros povos da antigüidade por sua crença religiosa. O termo hebreu significa "gente do outro lado do rio”, isto é, do rio Eufrates.
--Os hebreus foram um dos povos que mais influenciaram a civilização atual. Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo.
--O conhecimento acerca desse povo, vem principalmente das informações e lendas da Bíblia (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus.
--Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em cavernas às margens do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto), foi possível obter mais informações sobre os hebreus. Esses pergaminhos foram deixados por uma comunidade que viveu ali por volta do século I a.C.
--Governados por patriarcas, os hebreus viveram na palestina durante três séculos. Os principais patriarcas hebreus, foram Abraão (o primeiro patriarca), Isaac, Jacó (também chamado Israel, daí o nome israelita), Moisés e Josué.
--Por volta de 1750 a.C. uma terrível seca atingiu a Palestina. Os hebreus foram obrigados a deixar a região e buscar melhores condições de sobrevivência no Egito. Permaneceram no Egito, cerca de 400 anos, até serem perseguidos e escravizados pelos faraós. Liderados então, pelo patriarca Moisés, os hebreus abandonaram o Egito em 1250 a.C., retornando à Palestina. Essa saída em massa dos hebreus do Egito é conhecida como Êxodo.
--Moisés
De acordo com a Bíblia, foi durante o êxodo dos hebreus, que Moisés recebeu de Deus a tábua dos Dez Mandamentos (Decálogo), quando atravessava o deserto do Sinai. A partir daí, os hebreus passaram a adorar um só deus, Jeová (ou Iahweh), adotando o monoteísmo.
--Os hebreus vestiam túnicas largas com mangas, colocando por cima delas mantos quadrados e enfeitados com listras de várias cores
Explicação:
Resposta:
O povo hebreu foi um povo apátrida por séculos, não possuindo um Estado desde a sua expulsão da sua terra natal, Israel, até a criação do moderno Estado de Israel em 14 de Maio de 1948, com apoio da Inglaterra.
O povo hebreu foi também um dos primeiros no mundo, e os primeiros no ocidente, a adotar o monoteísmo, sendo os precursores das religiões modernas o Cristianismo e o Islamismo, por exemplo, podem ser consideradas como "herdeiras", em certo sentido, da tradição religiosa hebreia.
A história do povo hebreu se mistura com a sua mitologia, de modo que uma das fontes históricas para que os estudemos, a Bíblia, está recheada de relatos que não podem ser considerados como verdadeiros do ponto de vista histórico.
Explicação:
Espero ter ajudado!