curiosidades sobre o crime cível
Soluções para a tarefa
Resposta:Entenda, a reparação cível é bem diferente do cumprimento da pena que o condenado receberá do Estado. Na pena do Estado, o apenado tem uma dívida com a justiça, na reparação cível o réu condenado tem uma dívida com a vítima e ou seus familiares.
Pouca gente sabe e se sabe procura a reparação dos danos pelo condenado. Imagine, se alguém xingar o outro e for condenado por injúria, poderá ser condenado na esfera cível a pagar uma indenização variável a depender do caso entre cinco e quarenta salários mínimos. Agora pense em alguém que matou uma pessoa: muito maior deve ser esse valor.
Veja também que uma pessoa que mata um homem que tem filhos pequenos, deve ficar responsável pela pensão até que eles completem a maioridade ou encerrem o curso superior, isso sem prejuízo de danos morais.
Então, passa-se a esclarecer a partir de agora quais são os efeitos civis decorrentes da condenação criminal, e como as vítimas e seus familiares podem fazer para terem seus danos reparados pelo condenado.