Artes, perguntado por keniamorais7517, 1 ano atrás

curiosidades sobre a semana de arte moderna

Soluções para a tarefa

Respondido por fabiulacrisgome
4

Em muitos momentos durante o evento, principalmente em seu primeiro dia, os organizadores surpreenderam o público com os conceitos artísticos e estéticos que apresentavam. Mas, no caso de Oswald de Andrade, a questão foi puramente de extravagância. Os boatos que correm no meio acadêmico, entre os estudiosos da semana, é que o idealizador da Semana pagou para que estudantes do Largo São Francisco, escola de direito da USP, atirassem tomates nele durante a declamação de um poema. Simplesmente pela polêmica.

Ficou claro, durante o evento, que o público que compareceu não estava preparado para tanto modernismo. O caso mais evidente foi durante o poema “Os Sapos”, de manuel bandeira, declamado por Ronald de Carvalho na segunda noite da Semana. A obra, que ironizava o movimento parnasiano (que buscava a perfeição formal dos versos e ao qual se opõe o modernismo), recebeu uma sonora vaia dos presentes.

O descontentamento foi tanto que proporcionou, inclusive, muitas situações cômica. No dia 17 de fevereiro, o último da semana, Heitor Villa-Lobos se apresentou no evento. Ele, porém, entrou no palco calçando um pé de sapato e em outro chinelo. Para os espectadores, tratava-se de um manifestação modernista, que foi considerada desrespeitosa e foi vaiada. O músico, porém, que é considerado um “anti-modernista”, se justificou dizendo que o motivo para ele estar usando chinelo, na verdade, foi que estava com um calo inchado no pé.


Um dos principais nomes do evento, Anita Malfatti, foi duramente criticada por um grande nome da literatura brasileira: Monteiro Lobato. Em 1917, ele publicou um artigo no jornal O Estado de S. Paulo criticando a exposição de Anita, que acabara de retornar da Europa e estava repleta de obras modernistas. Como consequência, muitas das obras dela que tinham sido vendidas foram devolvidas, algumas delas inclusive destruídas… a bengaladas!

Perguntas interessantes