Geografia, perguntado por isidorosilvaciceroju, 3 meses atrás

Curiosidade sobre a borracha

Soluções para a tarefa

Respondido por paixaojoaomiguelbarb
2

Resposta:

Até meados de 1700, era bastante difícil apagar aqueles erros cometidos no papel. A invenção do lápis e do papel já havia facilitado as coisas (afinal seus antecessores papiro, pergaminho e tinta eram ainda mais complicados de ser alterados). Mas o recurso mais usado naquela época para apagar era nada menos que o miolo de pão.

Em 1736 o cientista e explorador francês Charles Marie de la Condamine levou à Europa as primeiras amostras de uma nova substância extraída da seringueira, planta nativa das Américas Central e do Sul. Por volta de 1770, as primeiras amostras de borracha chegaram à Inglaterra. Segundo alguns relatos, a idéia de substituir o pão por borracha foi do engenheiro Edward Naime. Outros atribuem a descoberta ao químico inglês Priestly.A escrita no papel se dá graças ao depósito de grafite (provindo do lápis) sobre a mesma. A grafite tem com a folha de papel uma força de adesão, e a borracha entra para quebrar as moléculas que deram origem a esta ligação. A grafite se adere então à borracha, esta resposta dá origem à outra pergunta: como a borracha fica novamente limpa?

A grafite não tem pela borracha a mesma força de adesão que tem com o papel, tudo se explica pela composição. A borracha tem entre seus componentes, enxofre e óleos especiais, estes ingredientes fazem com que a grafite se desprenda facilmente da superfície.                  CURIOSIDADES:

• Inicialmente era usado miolo de pão para apagar o grafite

•Atualmente para preservar as arvores que dão origem a borracha (Seringueiras),as borrachas de apagar são feitas de petróleo

•A fabricante de borrachas mais antiga a chegar no Brasil é a Mercur (chegou no Brasil em 1930)

Explicação:

Espero ter te ajudado!

Respondido por TZDACORONEL157
0

Resposta:

A borracha natural é o produto primário da coagulação do látex da seringueira (Hevea brasiliensis). Hoje, a borracha sintética, cotômero natural em algumas aplicações e complementar em outras, é produzida a partir de derivados de petróleo. Tanto uma como outra tem como polímero fundamental o poli-isopreno. A diferenciação se dá por adição de pigmentos e processos vulcanização com graus distintos. Há inúmeras aplicações industriais e domésticas obtidas a partir de métodos de industrialização, como a vulcanização, que modificam as características naturais especialmente quando adicionada de solventes.

Pelas de borracha aguardando as composições de carga da Ferrovia Madeira-Mamoré (início do século XX).

Foi a extração e comercialização da borracha que promoveu grande expansão na colonização da região Norte, atraindo riqueza e causando transformação cultural e social e grande impulso econômico e cultural às cidades de Manaus e Belém, até hoje os grandes centros da região.

Na primeira década do século XX, ocorreu um grande desenvolvimento da extração da borracha, na Região Norte do Brasil, reflexo principalmente da grande produção de pneus necessários à indústria automobilística mundial em expansão. A partir de 1912, a produção de borracha brasileira entrou em declínio em função da concorrência estrangeira, notadamente a inglesa, com suas plantações na Ásia.

O segundo ciclo da borracha - 1942/1945

Em 1942 o governo brasileiro fez um acordo com o governo dos Estados Unidos (Acordos de Washington), que desencadeou uma operação em larga escala de extração de látex na Amazônia. A operação ficou conhecida como a Batalha da Borracha.

Desta Amazônia viveria outra vez o ciclo da borracha durante a Segunda Guerra Mundial, embora por pouco tempo. Como forças japonesas dominaram militarmente o Pacífico Sul nos primeiros meses de 1942 e invadiram também a Malásia, o controle dos seringais passou a estar nas mãos dos nipônicos, o que culminou na queda de 97% da produção da borracha asiática.

Isto resultaria na implantação de mais alguns elementos, inclusive de infraestrutura, apenas em Belém, desta vez por parte dos Estados Unidos. A exemplo disso, temos o Banco de Crédito da Borracha, actual BASA; o Grande Hotel, luxuoso hotel construído em Belém em apenas 3 anos, onde hoje é o Hilton Hotel; o aeroporto de Belém; a base aérea de Belém; entre outros

Explicação:

DE NADAAAAAA

Perguntas interessantes