curiosidade ritual da tucandeira.
Soluções para a tarefa
A cerimônia é considerada pelos indígenas como um ato de força, coragem e resistência à dor. Além da representatividade da bravura masculina, o ritual também simboliza uma proteção para o corpo. Segundo a crença dos sateré-mawé, a ferroada da formiga tucandeira funciona como uma espécie de vacina.
Durante o ritual, o jovem indígena deve se deixar ferrar no mínimo 20 vezes. Para isso, o iniciante coloca as mãos dentro da luva da tucandeira. Chamada de saaripé, o acessório feito de palha pelos indígenas é produzido de palha pelos padrinhos, que são os tios maternos. Durante o ritual, a tribo canta e dança ao lado do adolescente. Mulheres solteiras, que buscam maridos fortes e corajosos, podem entrar participar da cerimônia com outros homens.
O ritual, como um todo, começa no dia anterior ao do teste da luva da tucandeira. As formigas com ferrão são capturadas vivas, em folhas do caju-branco, na véspera do ritual e conservadas num bambu. Os meninos levantam cedo para terem seus braços pintados com o preto do jenipapo feito por suas mães. Em seguida, com um dente de paca, elas começam a riscar a pele dos meninos até sangrar.