Curcio (1987) propõe que as crianças da Escola Básica devem ser envolvidas, gradativamente, na coleta de dados do cotidiano com o objetivo de construir os seus próprios gráficos. Precisam ser encorajadas a verbalizar as relações e os padrões observados nos dados coletados. Propõe níveis de leitura de gráficos: ler os dados, ler entre os dados e ler além dos dados.
Assim e segundo Curcio (1987), ler entre os dados é o nível
a.
que a probabilidade remete à necessidade de um aprofundamento sobre uma educação matemática pautada na equidade e com claros objetivos de aprendizagem padronizados.
b.
que se realiza previsões e inferências a partir dos dados sobre informações que não estão refletidas diretamente no gráfico.
c.
que inclui a interpretação e integração dos dados do gráfico; requer habilidades para comparar quantidades e o uso de outros conceitos e habilidades matemáticas.
d.
de compreensão que requer uma leitura literal do gráfico; mas não se realiza a interpretação da informação.
e.
que ensina a Matemática crítica em uma sociedade complexa, possibilitando ao aluno a construção de habilidades e saberes voltados à cidadania, onde os conteúdos envolvidos sejam inseridos em questões sócio-políticas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E) Realizar previsões e inferências a partir dos dados.
Explicação:
Níveis de Leitura de Gráficos
Curcio (1987) apresenta três níveis de leitura de gráficos:
• Ler os dados: nível de compreensão que requer uma leitura literal do gráfico; mas não se realiza a interpretação da informação;
• Ler entre os dados: nível que inclui a interpretação e integração dos dados do gráfico; requer habilidades para comparar quantidades e o uso de outros conceitos e habilidades matemáticas;
• Ler além dos dados: nível em que se realiza previsões e inferências a partir dos dados sobre informações que não estão refletidas diretamente no gráfico.
A progressão entre esses níveis se dá a partir da exploração que se faz dos gráficos
em sala de aula.
Resposta:
D: De compreensão que requer uma leitura literal do gráfico; mas não se realiza a interpretação da informação