Cunha e Cintra (2013 apud Calicchio, 2017, p. 115) "explicam que a partir do Infinitivo Impessoal formam-se dois futuros simples do modo Indicativo: 1) Futuro do Presente, 2) Futuro do Pretérito e 3) três formas nominais do verbo: infinitivo pessoal, gerúndio e particípio". CALICCHIO, Fátima Christina. Língua Portuguesa I. Unicesumar, 2017. Dessa forma, leia e analise as alternativas a seguir e assinale a correta com relação a essas formas nominais do verbo. Alternativas Alternativa 1: O gerúndio indica um processo contínuo, como na frase "Depois de vários dias de chuva, o sol despontou alegrando o coração de todos". Alternativa 2: O infinitivo é concebido como a forma inicial do verbo. Na frase, o verbo em negrito está no infinitivo: "O menino estuda o dia todo". Alternativa 3: Na frase "João é muito querido", não é possível afirmar que a palavra "querido" funciona como um verbo no particípio. Alternativa 4: Temos um verbo no gerúndio na frase "Ela ficou encantada com o buquê de flores". Alternativa 5: As formas nominais apresentam todas as flexões verbais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a alternativa 1
Explicação:
Alternativa 1: O gerúndio indica um processo contínuo, a expressão "alegrando" da uma ideia de continuiade.
Alternativa 2: A expressão "estuda" esta conjugada na 3 pessoa do singular do presente do modo indicativo e não no infinitivo.
Alternativa 3: A palavra "querido" pode sim funcionar como verbo no perticipio. neste caso desempenhando uma função de adjetivo ao sujeito João. (veja pag. 128 do livro didático).
Alternativa 4: No gerúndio os verbos são terminados em "ndo", o que não é o caso dos verbos citados na frase de exemplo.
Alternativa 5: As formas nominais dos verbos apresentam apenas as flexões infinitivo, gerúndio e participio.
Resposta:
O gerúndio indica um processo contínuo, como na frase "Depois de vários dias de chuva, o sol despontou alegrando o coração de todos".