Sociologia, perguntado por vitoriasouza96, 1 ano atrás

cultura sempre foi entendida da mesma forma pela Antropologia?Qual era a reflexão sobre a cultura no contrxto da colonização?​

Soluções para a tarefa

Respondido por wesleysbandeira
3

Resposta: Cultura nem sempre teve a mesma conotação semântica no campo das Ciências Humanas. Durante muito tempo, cultura foi entendido como grande saber, ou "saber das elites". Era adquirida por nobres que tinham tempo para se dedicar aos livros à arte e outros campos dos saberes. Essa ideia de cultura recebeu muitas críticas porque considerava que os pobres ou os iletrados não tinham cultura. Atualmente cultura é atribuído ao modo de produção e reprodução da existência, nesse caso, todas as pessoas tem cultura porque tem um jeito próprio de comer, beber, se vestir etc.

Durante o período da colonização vigorava ainda a ideia de que havia uma cultura que era melhor do que a outra, ou seja, a cultura do europeu colonizador se sobrepunha ao modo de viver dos povos nativos. Por isso acreditavam que estavam fazendo um bem aos colonizados quando proibiam suas religiões, suas línguas e modos de viver, pois estariam oferecendo em seu lugar uma cultura que fosse "superior". Obviamente que essa forma de pensar não encontra mais espaço nas Ciências Humanas.

Perguntas interessantes