Cultura do pais em relação a jogos (Argentina) pequeno texto???
Soluções para a tarefa
Assim como no Brasil, o futebol é uma paixão nacional na Argentina, mas os “hermanos” têm outras predileções esportivas que não são tão populares entre os brasileiros.
Confira a lista de alguns dos esportes favoritos dos argentinos:
Futebol
Numerosas comunidades britânicas foram responsáveis pela disseminação do futebol em terras argentinas e pela fundação da Associação do Futebol Argentino (AFA) no ano de 1893, que marca o pioneirismo do país no futebol sul-americano.
Atualmente, a modalidade é o esporte mais popular na Argentina, considerada uma tradicional potência futebolística, cuja história é abrilhantada por craques como Diego Maradona, Mario Kempes e Lionel Messi.
Boca Juniors e River Plate protagonizam o maior clássico argentino da contemporaneidade nos imponentes estádios La Bombonera e El Monumental, respectivas sedes dos clubes em Buenos Aires.
Polo
A Argentina é uma potência no polo equestre e abriga mais de 150 campos preparados para receber eventos de nível internacional vinculados ao esporte. O país sedia três importantes torneios: o Campeonato Aberto do Tortugas Country Club, o Torneio Aberto de Polo Hurlingham e o Campeonato Argentino Aberto de Polo, curiosamente as únicas competições jogadas com uma bola de madeira e não de plástico. A rivalidade entre Brasil e Argentina não se limita ao futebol, as competições de polo também são disputadíssimas e, atualmente, as duas seleções são as maiores campeãs mundiais da modalidade, com vantagem da equipe azul e branco, que ocupa o primeiro lugar no ranking de títulos.
Hóquei sobre grama
Na Argentina, o hóquei sobre grama ganha grande relevância com a seleção feminina, cujas jogadoras foram apelidadas de “Las Leonas”. Bi-campeãs mundiais, as argentinas são consideradas os maiores fenômenos da modalidade na América do Sul. O destaque do time é Delfina Merino, adepta do esporte desde os 5 anos de idade e membro da seleção argentina desde 2009.
Nas Olimpíadas do Rio 2016, porém, as “Leonas” foram eliminadas nas quartas de final, quando enfrentaram a Holanda. Já a seleção masculina argentina, manteve a tradição do país no hóquei sobre grama e conquistou o ouro olímpico inédito.
Tênis
Eliminada em 2017, no ano anterior a Argentina venceu a Copa Davis pela primeira vez na história, após quatro vice-campeonatos, em 1981, 2006, 2008 e 2011. O país sedia anualmente o ATP (Associação de Tenistas Profissionais) Buenos Aires, um torneio masculino que integra o Torneio Mundial ATP, e forma grandes jogadores de tênis, como Juan Martín del Potro, que atuou em alto nível nas Olimpíadas do Rio 2016, vencendo os gigantes Novak Djokovic e Rafael Nadal e levando a medalha de prata.
Rugby
Esporte coletivo e de muito contato físico, o rugby ainda não é amplamente difundido no Brasil, mas é muito popular na Argentina. A seleção masculina do país, apelidada de “Los Pumas”, faz sucesso entre os argentinos e é considerada o destaque da América Latina no esporte. Nas Olimpíadas do Rio 2016, na modalidade rugby sevens (com 7 jogadores em cada equipe e tempos com duração de 7 minutos), a seleção brasileira perdeu por 31 a 0 para o vizinho sul-americano, que mostrou sua superioridade na categoria.
Pádel
Pádel é uma adaptação do tênis, com bola e contagem de pontos idênticas à da modalidade. A categoria consiste em duplas que utilizamraquetes para disputar sets em uma quadra semelhante à de tênis, mas com dimensões menores e paredes nos fundos que participam do jogo.
A Associação de Pádel Argentino é reconhecida pela Secretaria de Esporte da Nação e fundadora da Federação Internacional de Pádel.
Atualmente, o argentino Belasteguín Fernandoe o brasileiro Lima Pablo estão empatados na primeira colocação do ranking masculino do esporte, que já foi o segundo mais praticado da Argentina décadas atrás.