ENEM, perguntado por claudineimiguel66, 10 meses atrás

Cultura de confiança na empresa Roma

A Roma é uma empresa que trabalha com a venda de cursos corporativos. Com uma estrutura enxuta, a empresa possui um departamento de vendas que conta com um gerente e quatro vendedores. Por trabalharem muito próximos, o gerente estimula uma cultura de confiança entre os membros. Essa cultura pressupõe regras e comportamentos éticos de todos os envolvidos. Alan, o gerente, conta com essa postura da parte de sua equipe. Ele autoriza a utilização de carro, celular e não controla o ponto da equipe, pois acredita que seus vendedores utilizam os recursos para desempenhar suas funções. De maneira complementar, a equipe de vendas tem tranquilidade para trabalhar, pois as regras são claras, bem como as informações comerciais, políticas de vendas, avaliação do desempenho e premiações. Contudo, de maneira quase acidental, Alan descobriu que um de seus vendedores estava utilizando o veículo para atender outra empresa na qual prestava serviço também como vendedor. Usava o mesmo procedimento com o celular e dividia seu tempo entre as duas organizações. Alan se sentiu traído e já não tinha convicção de que seus métodos pautados na confiança e na transparência eram eficazes.

O que você faria no lugar de Alan após este acontecimento?

Soluções para a tarefa

Respondido por liaferreira1984
12

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

As relações de confiança exigem reciprocidade. Quando uma das partes rompe com as regras estabelecidas, a outra parte se sente insegura. Daí a insegurança de Alan. Contudo, seus métodos não estão errados. Ele pode perfeitamente continuar pautando sua relação com a equipe em valores como confiança, transparência e justiça. Para isso, terá que penalizar o vendedor que rompeu com as regras estabelecidas e prejudicou a relação de todo o grupo. No caso em questão, provavelmente o melhor a fazer é demitir o vendedor, explicar os reais motivos para o restante da equipe e reforçar o pacto de confiança entre eles.

Explicação:

Respondido por raphaelbenassi
0

Resposta: As relações de confiança exigem reciprocidade. Quando uma das partes rompe com as regras estabelecidas, a outra parte se sente insegura. Daí a insegurança de Alan. Contudo, seus métodos não estão errados. Ele pode perfeitamente continuar pautando sua relação com a equipe em valores como confiança, transparência e justiça. Para isso, terá que penalizar o vendedor que rompeu com as regras estabelecidas e prejudicou a relação de todo o grupo. No caso em questão, provavelmente o melhor a fazer é demitir o vendedor, explicar os reais motivos para o restante da equipe e reforçar o pacto de confiança entre eles.

Explicação:

Perguntas interessantes