Informática, perguntado por lafuno123, 1 ano atrás

cuidados básicos para manusear DVD, CD, pendrives e HD externo.

Soluções para a tarefa

Respondido por toni83
18
Não deixar molhar, não deixar empoeirar, manter fora do sol, manter fora do alcance de crianças, no caso do pendrive, não retirar do computador antes de desativá-lo entre outros.

espero que tenha ajudado!
Respondido por alvesarlin
2

Resposta:

Cuidados básicos para manusear DVD, CD, pendrives e HD externo e Blue-

Explicação:

CD-ROM, DVD-ROM e Blu-Ray: de todos os vilões dessas mídias, o pior é a marca dos dedos. “O suor das mãos libera gordura, ácido úrico e outras substâncias que podem dificultar a leitura”, alerta Rober Marcone Rosi, coordenador da Unidade de Engenharia, Computação e Sistemas das Faculdades Integradas Espírito-Santense (Faesa). O CD-ROM e o DVDROM não são resistentes a gordura e a arranhões. Já o blu-ray (BD) possui uma tecnologia que o torna mais resistente.

Compre de fabricantes confiáveis ou marcas reconhecidas.  Se possível, verifique as condições de armazenamento do produto na loja.  Não armazene suas mídias em locais de temperatura alta (acima de 25°C) e muito úmidos (acima de 50%).  Proteja as mídias da luz e dos raios solares.

Para limpar os discos, use somente água e um pano macio. Limpe sempre em linha reta, do centro para a beirada.

PEN DRIVE: não pode ser exposto ao calor, nem a líquidos. Por ser mais leve que as outras mídias, sua resistência à queda é maior. “Mas isso não significa que ele não possa ser danificado.

Portanto, o melhor a fazer é evitar quedas e fortes impactos”, orienta Rosi. “O pen drive também não deve ficar continuamente conectado ao computador, pois isso reduz sua vida útil”, informa.

Nunca remova um pen drive sem ter avisado o sistema operacional de que vai fazê-lo. Caso contrário, a probabilidade de perder informações é grande.

HD EXTERNO: essa mídia precisa de cuidados especiais para a sua conservação. O ideal é que não seja transportado com frequência, porque pode ser danificado ao cair ou se sofrer forte impacto. Também não se deve tocá-lo ou movê-lo enquanto estiver em uso. “A interferência eletromagnética pode danificar o disco e os arquivos. Como todo equipamento que envolve eletricidade e possui circuitos elétricos e digitais,

é preciso tomar muito cuidado para não deixar cair líquido nele”, recomenda Rosi.

Faça backup em mídias distintas e guarde-as em locais fisicamente distantes de onde estão armazenados os dados originais.  Migre os dados sempre que os hardwares ou softwares ficarem obsoletos.

CAPACIDADE

Quando o consumidor compra um pen drive de 4 GB, espera que ele comporte 4 GB de arquivos. Mas nem sempre isso acontece. “As mídias regraváveis, como pen drive e HD externo, possuem uma capacidade maior que a declarada. Essa parte extra de armazenamento é usada para substituir partes danificadas pelo uso ou pequenos defeitos que no futuro podem prejudicar sua capacidade de armazenamento”,

explica Paulo Rogério Foina, coordenador do curso de ciência da computação da Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

Mas também pode ocorrer o contrário: a capacidade real ­ que o consumidor terá disponível para armazenar suas informações ­ ser menor do que a informada pelo fabricante.

“Em alguns casos, a diferença ­ para menos ­ entre a capacidade informada e a disponível para uso ocorre devido a inserção de tabelas de alocação, controle e estruturação dos dados na mídia”, afirma Innarelli. Mas vale ressaltar que essa variação não pode ser grande.  “Um golpe muito comum no mercado informal é a falsificação da capacidade de armazenamento do pen drive. O produto falsificado pode carregar uma programação em seu chip que identifica a capacidade de armazenamento anunciada pelo produto. Assim, o dispositivo é capaz de simular a gravação dos dados, fazendo com que o consumidor acredite estar gravando 16 ou 32 GB de dados, quando, na realidade, o pen drive  comporta apenas 1 GB, por exemplo”,

reforça Rosi.

Este artigo foi extraído de parte de uma reportagem da Revista do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), edição 154 Maio de 2011, você pode baixa-la em PDFPDF, é só pesquiisar por: Cuidados básicos para manusear DVD, CD, pendrives e HD externo. Eu tentei postar o link mas não é permitido aquineste site.

Perguntas interessantes