Cuais Composiçãon da danza do artista?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.
A dança é elemento integrante da cultura. (Foto: Pixabay)
Origem
Folclórica ou típica: baião, frevo, catira, etc;
Étnica: tango, fharatanatyam, flamengo, etc
Cerimoniais: rituais indianas, rituais da Ubanda, rituais xamãs, etc;
Modo
Solo (individual): coreografia de solista no balé, sapateado, samba, etc;
Em dupla: forró, tango, bolero, etc;
Em grupo: quadrilha, street dance, carimbó, etc;
Finalidade
Erótica: poledance, can can, strip-tease, etc.
Cênica ou performática: balé, ópera-balé, dança contemporânea, etc;
Coreografada: casamento, debutantes, fitdance, etc;
História da dança
Antes de desenvolver a linguagem oral, o homem utilizava a linguagem gestual para se comunicar, festejar e principalmente cultuar seus deuses por meio da dança. Em algumas cavernas do período Paleolítico é possível encontrar de pessoas dançando, possivelmente em referência a culto místicos.
Na História Antiga, povos do Egito, Mesopotâmia, Roma e Grécia foram os primeiros a adotar a dança como expressão artística. No Egito dançava-se em homenagem aos deuses, enquanto na Grécia a dança era uma forma de expressar seus mitos.
Com o passar do tempo a dança foi ganhando outros sentidos. Na Grécia Clássica, a dança estava relacionada aos jogos olímpicos e no Império Romano, qualquer dança que não estivesse vinculada à Igreja foi proibida. Somente no Renascimento, a dança ressurgiu de forma pomposa e apreciada pela nobreza.
No século XV surgiu o balé nas cortes italianas, originários dos grandes bailes de rua ficou conhecido como balletto. No século XVII, o balé saiu dos grandes salões e passou a ocupar os palcos, surgindo assim os primeiros espetáculos de dança.
Balé. (Foto: Wikipédia)
O século XIX é marcado pelo surgimento da dança moderna como uma forma de contrapor ao balé. Com movimentos mais livres e valorização a conceitos estéticos, esse estilo apropria-se de torções, contrações, quedas e improvisações.
Consequentemente surge a dança contemporânea, que mescla criatividade e experimentações coreográficas. Esse estilo teve grande influência do street dance, breakdancing e hip hop.
Dança no Brasil
Assim como a cultura, as danças brasileiras é fruto da influência de várias nações, principalmente europeias e africanas. Os primeiros habitantes do território, os índios, dançavam em rituais religiosos e em eventos cotidianos (morte, doenças, nascimentos, etc.).
De forma geral, os tipos de danças no Brasil variam de acordo com a região. O Norte possui danças tradicionais como a marujada e o carimbo. A Região Nordeste é tipicamente conhecida pelo frevo, o maracatu e o forró. Já Região Sudeste predomina o samba, o lundu e o pagode.
A Região Centro Oeste, o cururu, a polca de carão e o sertanejo são as danças mais tradicionais. Já a Região Sul teve grande influência europeia, por esse motivo na região predomina o fandango, a milonga e o chamamé.
Elementos da dança
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
Movimento corporal
No dança, refere-se aos movimentos básicos do corpo (translações e rotações) e as combinações entre eles, que podem ser divididos em três tipos:
• Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço;
• Movimento liberado: são movimentos realizados com o corpo no espaço;
• Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.
Espaço
Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.
Dentro do espaço são estudada as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).
Tempo
Corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser lento, moderado ou rápido.
Objetivos da dança
Devido ao seu caráter histórico, a dança pode ser aplicada a vários contextos:
Profissional - atualmente existem muitas faculdades para quem quer se especializar na área, com várias formações (técnico, bacharelado e licenciatura) e possibilidades de atuação (bailado, coreografia, direção, ensino, expressão corporal e produção).
Ciência - no campo teórico, o inglês Rudolf Laban é um dos nomes mais importantes da área. Ele realizou estudos sobre a organização espacial dos movimentos (Corêutica) e sobre os aspectos qualitativos do movimento (Eukinética).