Geografia, perguntado por lucassantosdumont416, 6 meses atrás

CTU) Sobre o relevo brasileiro, marque a alternativa correta.
a) É muito antigo, por isso apresenta grandes cadeias de montanhas no planalto das Guianas.
b) Sua formação, em mares de morros, favorece um clima mais frio e com vegetação predominante de araucárias.
c) A chapada da Borborema, no Nordeste, facilita a passagem da massa tropical atlântica, ocasionando chuva na região Nordeste.
d) A ausência de vulcões no território brasileiro se deve ao baixo grau geotérmico (temperatura) da América do Sul.
e) É formado, em sua maioria, por bacias sedimentares, sendo muito antigo e baixo em função do processo erosivo ao longo dos anos.

Soluções para a tarefa

Respondido por claralopesr4
1

Explicação:

Alternativa E. No Brasil, em razão da estrutura geológica antiga e da influência de processos exógenos, o relevo apresenta baixas e médias altitudes. Dessa maneira, predominam-se formas de relevo antigas, muito intemperizadas, como as formações de planalto, as mais comuns no território brasileiro.

Resposta - Questão 2

Alternativa B. As classificações realizadas por Aroldo de Azevedo (1940) e Aziz Nacib Ab'Saber (1970) utilizavam como procedimento metodológico questões relacionadas à altimetria do relevo. Dessa maneira, o relevo do Brasil foi classificado conforme seus aspectos altimétricos. Assim, os planaltos são áreas geomorfológicas de maior altitude, e as planícies, áreas geomorfológicas de menor altitude.

Resposta - Questão 3

Alternativa B. A classificação de Jurandyr Ross (1995) do relevo brasileiro adotou como procedimento metodológico os aspectos formativos, altimétricos e geológicos do relevo, além do levantamento de imagens aéreas. Dessa maneira, o relevo brasileiro foi classificado conforme suas características geomorfológicas, com destaque para os aspectos de formação, em três tipologias distintas: planalto, planície e depressão.

Resposta - Questão 4

Alternativa A. As planícies são formas de relevo aplainadas em que há uma intensa deposição de sedimentos. O processo de deposição sedimentar resulta em formações geomorfológicas recentes, com pouca variação altitudinal, como os vales fluviais.

Resposta - Questão 5

Alternativa B. No Brasil, o relevo possui uma formação muito antiga. Ademais, o território brasileiro é marcado pela atuação de agentes exógenos do relevo, como a erosão e o intemperismo, que atuam diretamente na formação de formas de relevo aplainadas.

Resposta - Questão 6

Alternativa A. No Brasil predominam os maciços antigos e as bacias sedimentares. Os maciços antigos são estruturas geológicas muito antigas formadas por rochas magmáticas e metamórficas. Já as bacias sedimentares são formações rochosas originadas da acumulação de sedimentos oriundos de rochas sedimentares.

Resposta - Questão 7

Alternativa D. As ilhas oceânicas brasileiras foram formadas por processos vulcânicos pontuais, originados por meio de eventos magmáticos no relevo submarino do Oceano Atlântico. A formação das ilhas oceânicas brasileiras não possui ligação com a formação continental brasileira, na qual os processos vulcânicos não tiveram atuação importante.

Resposta - Questão 8

Alternativa E. O Brasil não possui dobramentos modernos, ou seja, grandes estruturas de relevo formadas por rochas magmáticas e sedimentares. Sendo assim, é correto afirmar que o Brasil não possui montanhas.

Resposta - Questão 9

Alternativa A. O tipo de relevo predominante no território brasileiro é o planalto. Essa forma geomorfológica é caracterizada pelo predomínio do processo de erosão, que resulta em uma formação aplainada de relevo.

Resposta - Questão 10

Alternativa B. O relevo brasileiro é caracterizado por estruturas geológicas antigas. A exceção são as planícies, que são depósitos sedimentares recentes, marcadas pelo processo de deposição.

Resposta - Questão 11

Alternativa C. O Brasil apresenta uma geologia muito antiga. Porém, no que toca ao relevo propriamente dito, o território brasileiro possui formas geomorfológicas recentes, em razão dos processos de intemperismo e erosão, que são intensos no país.

Resposta - Questão 12

Alternativa B. O crescimento desordenado das cidades resultou na ocupação das encostas do relevo. Essas zonas, chamadas de vertentes, são geomorfologicamente muito instáveis. A ocupação humana, atrelada à remoção da vegetação e à menor capacidade de infiltração da água nas vertentes, provoca deslizamentos de terra, gerando perdas materiais e humanas.

Espero ter ajudado;)

Perguntas interessantes