CSN: uma decisão política
Ao assinar, em 30 de janeiro de 1941, o decreto-lei determinando a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Getúlio Vargas encerrou uma longa etapa da história da implantação da siderurgia no Brasil.[...]
Embora, no começo da década de 1930, ainda não se possa falar em uma política de industrialização consistente, é certo que então se inaugurou uma nova fase nas relações entre Estado e economia. Afastando-se progressivamente do liberalismo econômico, o Estado passou a atuar cada vez mais como regulador das diferentes atividades, e se esforçou para definir um planejamento econômico global. [...]
A usina de Volta Redonda foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1946, na presença, entre outros, do presidente Eurico Dutra e de seu ministro da Viação e Obras Públicas, Edmundo de Macedo Soares e Silva. Getúlio Vargas, o grande incentivador da usina siderúrgica, estava ausente, deposto com o final do Estado Novo.
A postura varguista de criação de indústrias pesadas insere-se na lógica:
A) de abertura ao investimento externo direto.
B) da criação de infraestrutura urbano-industrial.
C) da modernização agrícola baseada em transgênicos.
D) do atendimento da demanda externa por aço brasileiro.
E) de incentivo ao estabelecimento de indústrias tecnológicas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A postura varguista de criação de indústrias pesadas insere-se na lógica:
A) de abertura ao investimento externo direto.
Na era Vargas o mercado foi se abrindo mais, se tornando mais flexível e mais fácil de se negociar, tanto do Brasil para o mundo como do mundo para o Brasil.
Essa abertura permitiu que diversas empresas viessem para o Brasil, ao mesmo tempo que estimulou as empresas nacionais a crescerem, aumentando a produção brasileira.
Consequentemente a urbanização, a modernização e o atendimento das demandas externas foram aumentando.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes