Português, perguntado por larissemanini989, 10 meses atrás

crônica de 30 linhas sobre assuntos do cotidiano. Me ajudem pfvr ❤️​

Soluções para a tarefa

Respondido por ticitette
1

ACHO Q TA BOM NÉ : O termo cotidiano (português brasileiro) ou quotidiano (português europeu) significa aquilo que é habitual ao ser humano, ou seja, está presente na vivência do dia a dia. Cotidiano também pode indicar o tempo no qual se dá a vivência de um ser humano; também pode indicar a relação espaço-temporal na qual se dá essa vivência.

Para além da Filosofia e da Sociologia, uma das áreas disciplinares que recentemente tem procurado estudar o quotidiano são as Ciências da Comunicação.

Particularmente, existem estudos, como o de Mateus (2016), que relacionam sociabilidade e media ao colocar como categoria central o conceito de quotidiano. Com efeito, o autor considera o Serviço Público de Media a partir da preocupação que este tem em lidar com a autenticidade da experiência quotidiana, quer ao nível discursivo, quer ao nível da própria programação. "A par da dimensão político-democrática e da dimensão educativa, a dimensão sociológica sublinha práticas de inclusão do indivíduo comum no discurso de televisão e rádio. Estas práticas de inclusão assumem uma feição convergente num duplo sentido: convergência enquanto publicidade, enquanto reunião da atenção coletiva; e convergência enquanto emergência do indivíduo vulgar e da mundanidade na Televisão e Rádio Públicas. O que está em causa nessa dupla convergência continua a ser o horizonte comunitário e coletivo das sociedades" (Mateus, 2016: 112). Ao contrário da intenção de fechar a questão com uma proposta sistemática, nosso interesse reside na idéia de provocar uma abertura para a reflexão e o debate sobre o cotidiano e para a pesquisa com o cotidiano.

Para tanto, tomamos como referência pesquisas por nós desenvolvidas em escolas públicas do Espírito Santo no decorrer dos anos de 1999 a 2004,1 que envolveram diferentes sujeitos que praticam (Certeau, 1994) as escolas. Desse modo, um primeiro aspecto que destacamos está no fato de considerarmos como sujeitos das pesquisas com o cotidiano todos aqueles que, de modo mais visível ou mais sutil, deixam suas marcas nesse cotidiano, isto é, os sujeitos das pesquisas com o cotidiano são: alunos,2 professoras, mães, vigias, serventes e tantos outros que "vivem" as escolas.3

O objetivo principal das pesquisas foi desencadear, entre esses sujeitos, processos de intervenção nos "currículos" e na "formação continuada", a partir das redes de saberesfazeres (Alves, 2001) tecidas e partilhadas entre eles. Nossas andanças pelas escolas nos têm proporcionado inúmeras possibilidades de trabalho com "diferenças culturais" (Bhabha, 1998) que expressam a complexidade (Morin, 1990) dos fazeressaberes cotidianos.


ticitette: 39 LINHAS RSRSRRS
Perguntas interessantes