História, perguntado por barbara6955, 11 meses atrás

CRITICA SOBRE O CALVINISMO URGENTE ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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Respondido por amandinha89727272
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crítica ao determinismo causal universal divino no calvinismo
Quais as objeções que podem ser levantadas contra o determinismo causal universal divino [no Calvinismo]? Pelo menos cinco objeções vem imediata a mente.
O determinismo universal divino anula a agência humana. Desde que nossas escolhas não estão sob nosso controle, mas são causadas por Deus, os seres humanos não podem afirmar serem agentes reais. Eles são meros instrumentos por meio dos quais Deus age para produzir algum efeito, como um homem usando um pau para mover uma pedra. Claro, causas secundárias retém todas as suas propriedades e poderes como causas intermediárias, como os teólogos reformados nos lembram, exatamente como um pedaço de pau retém suas propriedades e poderes que o torna útil para os propósitos daquele que o utiliza. Os pensadores reformados não precisam ser ocasionalistas como Melebranche. Mas estas causas intermediárias não são, em si mesmas, agentes, mas meras causas instrumentais, pois elas não tem nenhum poder para iniciar a ação. Consequentemente, a afirmação de Yandell de que é dúbio que no determinismo divino haja realmente mais do que um agente no mundo parece justificada. A resposta [calvinista] que “Os crentes reformados não estão persuadidos que a ‘onicausalidade’ necessariamente implica em ‘monocausalidade'”, e nos fala meramente sobre a psicologia dos crentes reformados antes do que das objeções defeituosas de Yandell e em todo caso ignora a objeção por confundir “monocausalidade” (que não precisa se seguir do determinismo divino) e “monoagência” (que se segue). A extensa citação [do calvinista] de Warfield afirma que “a realidade e real eficiência de todas as causas secundárias…como produtores próximos dos efeitos que ocorrem no mundo” mas não responde a objeção que em um mundo determinista existe apenas um agente: Deus. Eu suspeito que desde que [o calvinista] crê que existe realmente uma única causa primária na realidade, ele, por fim, concordaria que existe um agente na realidade. Esta conclusão não apenas vai de encontro ao nosso conhecimento de nós mesmos como agentes, mas também deixa inexplicável o motivo de Deus nos tratar como agentes, nos mantendo responsáveis pelo que Ele nos levou a fazer e nos usou para fazer.

barbara6955: PRECISO DE UMA OPINIAO
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