Português, perguntado por skeletongplays, 10 meses atrás

Critica do conto: a safra dos tatus

Soluções para a tarefa

Respondido por PanddDinha
3

Alexandre diz que certa vez em sua fazenda plantara 30 mil pés de mandioca para fazer farinha, mas não conseguiu colher uma mandioca sequer. Não colher mandioca mas colheu outra coisa.  

O vaqueiro conta que a plantação depois de um tempo de progresso começou a amarelar e perder-se por completo.  

Após ficar um tempo desconsolado e pensando no que havia acontecido, Alexandre resolve arrancar uma mandioca e descobre “uma raiz enorme e pesada que se pôs a bulir. A bulir, sim senhor. Meti-lhe o facão. Estava oca, só tinha casca. E, por baixo da casca, um tatu-bola enrolado.” Os tatus comiam a mandioca e ficavam presos nas raízes. Ele continua: “Apanhei uns quarenta milheiros de tatus, porque nos pés de mandioca fornidos moravam as vezes casais, e nos que tinham muitas raízes acomodavam-se famílias inteiras.”  

Alexandre conta que ganhou muito dinheiro vendendo a carne dos tatus e explica o fenômeno desta maneira: “Certamente um tatu daquelas bandas cavou passagem para a beira do açude, topou uma raiz de mandioca e resolveu estabelecer-se nela. Explorou os arredores, viu outras raízes, voltou, avisou os amigos e parentes, que se mudaram.”  


Perguntas interessantes